Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Polícia aprende jiboia que era mantida em cativeiro sem autorização

Por Jornalismo. Publicado em 09/09/2019 às 16:58.

Um homem de 35 anos foi atuado em flagrante por manter uma cobra da espécie jiboia,em cativeiro sem a documentação necessária. Caso seja condenado, a pena pode chegar a dois anos.

Foto: Divulgação PCPR

 

 

 

 

 

 

A Polícia Civil do Paraná apreendeu uma cobra da espécie Jiboia, de 2 metros de comprimento, que estava sendo mantida em cativeiro sem autorização ambiental. O caso aconteceu nesta segunda-feira em Curitiba. O proprietário do animal, um homem de 35 anos foi autuado em flagrante no local. De acordo com o delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, eles chegaram até a residência por uma denúncia anônima. Uma documentação foi apresentada, mas era falsa.

O homem foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos, e liberado na sequência. A polícia segue com as investigações para localizar o estabelecimento que emitiu a autorização de forma fraudulenta. De acordo com a legislação ambiental, animais silvestres somente são legais se comprados em criadouros autorizados. O bicho deve ter anilha ou microchip. Além da nota fiscal, o tutor deverá comprovar a origem legal mediante apresentação de certificado de origem emitido na compra.

Repórter Alexandra Fernandes