Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Porto de Paranaguá embarca milho de pipoca para diversos países

Por Redação. Publicado em 16/11/2018 às 09:00.

Em Guaratuba, no litoral do estado acontece até domingo 35ª Festa dos Pescadores de Guaratuba, com eleição da Rainha da Festa, shows artísticos, desfiles de embarcações enfeitadas e feira gastronômica. A Secretaria da Pesca e Agricultura em conjunto com a Prefeitura Municipal Guaratuba trabalham pra fortalecer a Cooperativa local. A festa acontece na Colônia de Pescadores Z-7 de Guaratuba.

Reconhecido como importante exportador de grãos no cenário internacional, o Porto de Paranaguá também exporta mercadorias não tão comuns, como o fubá, a pipoca e o feijão. Acondicionados em sacarias, os produtos são exportados dentro de contêineres. A pipoca, por exemplo, era importada da Argentina e, há poucos anos, o Mato Grosso tornou-se um dos maiores produtores de um grãs diferenciado e de alta qualidade. Dados da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) mostram que, entre janeiro e outubro deste ano, o Porto de Paranaguá exportou 916 mil toneladas de milho de pipoca. Entre os principais compradores estão Irã, Bangladesh e Cuba. Estados Unidos, países da Europa completam a lista.

No Paraná, em 2016, o diabetes levou à morte 3.472 pessoas e causou 7.201 internamentos. A doença é caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Com isso, as células do corpo ficam com pouca energia. A doença pode ocorrer já na infância ou adolescência, mas na maioria das vezes atinge adultos. Entre os fatores de risco para o aparecimento da doença, estão a alimentação desequilibrada, pobre em frutas e verduras e rica em carboidratos e gorduras; obesidade e sobrepeso; sedentarismo e histórico familiar. Esta semana a doença foi bastante lembrada no dia Mundial de Combate a Diabetes.