Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sanepar pode reajustar contas a partir de maio

Por Jornalismo. Publicado em 24/04/2019 às 08:52.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile e o presidente em exercício da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), João Vicente, foram à Assembleia Legislativa nesta terça-feira para dar explicações aos deputados sobre o reajuste de 12,13% na tarifa de água.  Com a homologação do pedido a Sanepar pode reajustar os valores a partir do dia 17 de maio.

Foto: Kleyton Presidente/Alep

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, iniciou a apresentação explicando que o reajuste de 12,13% na tarifa de água é composto pela inflação dos custos do setor de saneamento, medida de acordo com indexadores variados, entre eles o IPCA e IGPM, mais a terceira parcela do diferimento aprovado na revisão tarifária de 2017, atualizada pela taxa Selic. Stabile disse que essa decisão não pode ser atribuída a governos anteriores. Quando o presidente encerrou sua fala, a audiência pública foi tomada por questionamentos dos deputados. A maioria é contra o reajuste. Cada parlamentar inscrito teve de um a dois minutos para dirigir perguntas ao diretor-presidente da Sanepar e ao presidente em exercício da Agepar, João Vicente. Para o representante da Agepar o índice de 12,13% equilibra o contrato vigente. Ele explicou como é calculada a parcela de diferimento desde 2017.

De acordo com um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o aumento de 12,13% é superior à inflação do período. Segundo o órgão, a inflação acumulada entre maio de 2018 e março de 2019 somada à inflação projetada para abril é de 4,85%, o que representa um aumento real de 6,97%.

O diretor-presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, justificou que este acréscimo na tarifa da água já estava previsto, mas que o governo do estado vai buscar formas de minimizar os próximos aumentos.

Questionado se o reajuste na água teria relação com o aumento de 12,2% no salário dos funcionários de alto escalão da Sanepar, o diretor-presidente da companhia negou.
De acordo com a proposta da administração, a remuneração anual total destes executivos aumentaria dos atuais 13 milhões 918mil reais para 15 milhões e 622 mil. Apesar do aumento estar na pauta da assembleia geral de acionistas nesta quarta-feira, Stabile afirmou que o reajuste não será concedido à eles.

O líder de oposição ao governo, deputado Tadeu Veneri (PT), argumentou que a parcela dos lucros destinada ao pagamento de dividendos é absurda para o atual momento econômico que o país e o estado passam./O parlamentar pediu que o governador Ratinho Junior revisse o reajuste.

Já o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri do PSD, encerrou a reunião propondo aos colegas a formação de uma comissão para discutir com o Governo a diminuição da parcela dos lucros que é destinada ao pagamento de acionistas.

Em nota, a Sanepar afirmou que o reajuste passa a valer em 30 dias após a data da publicação pela Agepar e será aplicado de forma gradativa, dependendo da data da leitura de cada consumidor. O aumento vale para 346 dos 399 municípios atendidos pela companhia. No ano passado, o reajuste foi de 5,12%.

Repórter Deividi Lira