Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Água e Energia – Projeto itinerante da Sanepar orienta sobre preservação ambiental e sustentabilidade

Por Toni Casagrande. Publicado em 06/06/2018 às 16:43. Atualizado em 18/07/2018 às 17:04.

Sustentabilidade e preservação ambiental são os principais temas abordados pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) no projeto Eco Expresso Projeto do Rio ao Rio. Com apresentação interativa de vídeos e maquetes, as oficinas ministradas no interior de um ônibus orientam sobre boas práticas ambientais, o uso consciente da água e a destinação correta do esgoto.

A assistente social da Unidade de Educação Ambiental da Sanepar, Edvane Amaral, explica como funciona o programa.

“É um projeto itinerante, formado por um ônibus composto de maquete e vídeos interativos. Nosso objetivo é esclarecer para a comunidade, tanto escolar quanto de adultos também, como funciona o ciclo da água e suas interferências que cada um faz nesse processo. A Sanepar tratando a água e esgoto, a população utilizando a água e depois destinando o esgoto corretamente”.

Além de permitir a visualização de mananciais superficiais e subterrâneos, a maquete e os vídeos trazem elementos que ensinam sobre mata ciliar, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos urbanos e energias renováveis, como o caso da energia produzida a partir de estações de tratamento de esgoto.

A intenção do Eco Expresso é aproximar a população dos conceitos de sustentabilidade e de preservação ambiental de forma simples e lúdica. O ônibus é um centro de educação ambiental itinerante e faz parte do trabalho de educação ambiental da Sanepar. Com as informações, crianças e adultos podem entender como funciona cada processo do ciclo da água, desde a nascente de um rio até a sua disposição final na forma de esgoto tratado.

Esse é o terceiro ano que o projeto é realizado em Santa Terezinha de Itaipu. Além de participar da feira municipal, o Eco Expresso juntamente com a Secretaria de Educação organiza visitas com as escolas municipais, para que todos os alunos possam ter a oportunidade de conhecer esse processo de educação ambiental.