Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Quadro Negro: Justiça condena 12 pessoas em primeira sentença

Por Redação. Publicado em 11/09/2019 às 09:37.

A Justiça do Paraná condenou 12 pessoas em primeira sentença da Operação Quadro Negro. Confira essas e outras notícias desta quarta-feira agora com Deividi Lira.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

 

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

A Justiça do Paraná condenou 12 pessoas, na primeira sentença da Operação Quadro Negro, que investiga desvios de cerca de R$ 20 milhões em obras de construção e reformas de escolas estaduais. As maiores penas são dos delatores Maurício Fanini, ex-diretor da Secretaria de Estado da Educação, que está em prisão domiciliar, e Eduardo Lopes de Souza, dono da construtora Valor, que está solto.  Ao todo, quinze pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público em janeiro de 2016.

 

Sob pressão dos servidores, que acompanharam a sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, os deputados que compõem a comissão decidiram adiar, pela segunda vez consecutiva, a votação de parecer sobre a proposta do governo que extingue a licença-prêmio do funcionalismo público estadual. Na semana passada, a CCJ já havia adiado a votação do parecer do deputado estadual Tiago Amaral (PSB), favorável à proposta, após um pedido de vistas de diversos parlamentares.
Atualmente, por lei, servidores estaduais têm direito a três meses de licença remunerada a cada cinco anos trabalhados. Quando não tiram essa licença, eles podem receber o equivalente em dinheiro.
A proposta do governo prevê a extinção do benefício, e a quitação do passivo das licenças-prêmio, que segundo o Executivo, chegaria a quase 3 bilhões de reais.

 

A produção da indústria do Paraná cresceu 7,2% neste ano, obtendo o melhor resultado entre os 15 estados pesquisados mensalmente pelo IBGE. Houve um crescimento de 2% entre os meses de julho e agosto deste ano. Na comparação com o julho de 2018, o avanço foi de 4,8%. O resultado de julho ante agosto é o terceiro melhor para o período atrás apenas do Rio de Janeiro e Mato Grosso.