Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Quatro casos de dengue e a necessidade de vacinação

Por Redação. Publicado em 15/02/2019 às 16:00.

Quatro caso de dengue e a necessidade de vacinação, confira com a Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

O Ministério Público do Paraná está recomendando que o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e ao diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná para buscar a revogação imediata da Resolução 008/2019 da Sema, a qual permite a terceirização de relatórios técnicos e vistorias para efeitos de concessão de licenciamento ambiental. Até então, esses expedientes eram conduzidos pelo Estado, por meio do IAP.  A justificativa para a medida é o entendimento de que a fiscalização ambiental é função privativa do Estado e que a terceirização desse tipo de processo fere diversos dispositivos constitucionais e a legislação ambiental vigente, além de implicar em risco ao meio ambiente.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) lançou nesta quinta-feira (14), em Foz do Iguaçu, o Programa de Fiscalização de Contratos de Parceria e de Gestão (Profic). A meta do programa é intensificar a fiscalização de parcerias público-privadas (PPPs) e fortalecer o combate a irregularidades na transferência de dinheiro público a organizações sociais – duas prioridades estabelecidas pelo conselheiro Nestor Baptista na presidência do TCE-PR durante o biênio 2019-2020.

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quinta-feira (14) o quarto caso de febre amarela no Paraná. A pessoa infectada é de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, mas o local de infecção ainda está sob investigação. O primeiro caso foi registrado em Antonina, no final de janeiro, mas o local de provável de infecção pode ter sido Guaraqueçaba. Os outros dois são de Adrianópolis, também na RMC, classificados como autóctones – quando a infecção do vírus se dá na própria cidade. Já o número de notificações passou de 38 para 115 em todo o Estado, porém, 43 já foram descartadas como febre amarela. As demais 68 estão sendo investigadas. Em muitos municípios a vacinação será oferecida neste sábado, para receber as doses pé importante ficar atento e se dirigir a uma unidade de saúde. A recomendação é que todas as pessoas entre 9 meses e 59 anos tomem a vacina, que só começa a fazer efeito dez dias depois da aplicação.