Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Região sul registra menor taxa de desemprego do país

Por Redação. Publicado em 23/05/2019 às 08:00.

Região sul registra menor taxa de desemprego do país. Assunto do Sul em Destaque de hoje.

Região sul registra menor taxa de desemprego do país

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, e mostram que Santa Catarina registrou a menor taxa do Brasil, com 7,2%.

Rio Grande do Sul teve a segunda menor taxa, com 8%, e foi seguido pelos estados de Paraná e Rondônia, que ficaram empatados, apresentando taxa de 8,9%.

Roberto Kern Gomes, chefe da unidade estadual do IBGE em Santa Catarina, destaca os fatores que deixaram os estados do sul abaixo da taxa média nacional, que foi de 12,7%, nos 3 primeiros meses do ano.

No total, são 13 milhões e 400 mil desempregados no país. Já no último trimestre esse número era de 12 milhões e 100 mil pessoas.

Das 27 unidades federativas pesquisadas, a taxa de desemprego cresceu em 14 delas no 1º trimestre desse ano.

Roberto destaca que mesmo tendo um bom desempenho quando comparados à média nacional, também houve um aumento na taxa de desocupação da região sul.

O secretário de desenvolvimento econômico sustentável de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, destacou que apesar do bom desempenho ainda há desafios para serem superados.

Em Santa Catarina, no total, são 277 mil desempregados. 118 mil homens e 159 mil mulheres. A diretora de trabalho e renda do Sine de Santa Catarina, Luciana Negreiros, explica que a diferença é presente também quando o assunto é a remuneração.

De Florianópolis, repórter Stefany Alves