Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Roubos de celulares tem crescido em relação ao ano passado

Por Jornalismo. Publicado em 26/07/2018 às 17:40.

Os celulares estão cada vez mais em alta no mercado, principalmente os smartphones. Porém, o número de pessoas que tiveram o seu aparelho roubado ou furtado cresceu consideravelmente no último ano. A prova disso, está nos números. os brasileiros que já foram vítimas desse tipo de crime saltaram de 39% em maio de 2017 para 49% em maio de 2018. Os dados são da pesquisa anual sobre roubos de celulares realizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box. Em todo o Brasil, segundo informações do IBGE, 138 milhões de pessoas possuem celular. dessas, quase 8 milhões  vivem no Paraná. Isso significa, então, que cerca de 3,9 milhões de paranaenses já tiveram o celular furtado ou roubado. O Coordenador de Relacionamento com consumidores da Anatel Paraná, PAULO ROBERTO TOBIAS, explica o que uma pessoa que teve seu celular furtado, deve fazer.

 

TOBIAS afirma que o procedimento é simples e que após bloqueado o celular, os dados pessoais do consumidor estarão seguros. O Coordenador também explica que na hora de comprar o telefone,  o usuário deve ficar atento há alguns procedimentos.

 

Segundo o estudo da Mobile Time, 52% das pessoas que foram roubadas ou furtadas, não registram boletim de ocorrência. A Anatel implantou um projeto bloqueio de novos terminais móveis irregulares, denominada Projeto Siga, tem o objetivo de coibir o uso de telefones móveis não certificados na agência. Para saber se o seu aparelho está em conformidade com as regras da Anatel, a agência criou o hotsite Celular Legal. onde o consumidor pode consultar a situação do aparelho pelo IMEI, que é um número de identificação global único para cada celular.

 

De Curitiba, Rodrigo Silva.