Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Safra de verão no Paraná será maior do que a passada

Por Jornalismo. Publicado em 26/08/2019 às 10:21.

A safra de verão pode ter aumento de produção no Paraná. A estimativa do Deral é de que o volume de grãos chegue a quase 24 milhões de toneladas.

 

 

 

 

 

 

A safra de verão 2019/2020 no Paraná deve crescer 18% em relação a anterior, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). A estimativa é de que o volume de grãos chegue a 23 milhões e 300 mil toneladas de grãos, e a área plantada a 5 milhões e 900 mil hectares. De acordo com o economista do Deral, Marcelo Garrido, se as condições climáticas forem favoráveis, a produtividade pode ser ainda melhor.

A soja é a principal cultura desta safra, responsável por 91% da área plantada e 82% da produção total. Segundo o Deral, mesmo com o preço menor do que no ano passado, o produtor investe mais nesta cultura pela segurança para a venda se comparado a outros grãos. O milho terá uma área menor de plantio em relação ao ano passado, mas a expectativa é de a produção chegue a três milhões de toneladas. Já o feijão tem área plantada 5% menor do que no ano anterior, mas a produtividade deve crescer em 25%.

Repórter Alexandra Fernandes