Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Secretaria de segurança pública indica redução de homicídios dolosos no PR

Por Redação. Publicado em 27/02/2019 às 16:47.

Giro de Notícias com Ligia Gabrielli.

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

Relatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária mostra queda no número de homicídios dolosos no Paraná. Em 2018 foram 1.955 casos, o menor índice desde 2007, ano em que os dados começaram a ser contabilizados oficialmente. A redução é de 10,6% em comparação a 2017, que registrou 2.187 ocorrências e era até então o menor número do período. Em relação a 2007, o resultado do ano passado representa queda de 26%. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes foi de 17,22%. Dos 399 municípios do Paraná, 37% (146) não registraram homicídios entre janeiro e dezembro, e 28% (113) registraram apenas um ou dois homicídios no período. Os números foram divulgados pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, nesta terça-feira (26).

Será deflagrada nesta quinta-feira (28), às 9h30, em Curitiba, a da Força-Tarefa Infância Segura que ocorrerá durante todo o feriado de Carnaval. Equipes integradas vão fiscalizar bares e locais de aglomeração popular para detectar crianças e adolescentes em situação de risco, como acesso à bebidas alcoólicas e drogas, exposição a conteúdos impróprios ou mesmo trabalho infantil. Também haverá fiscalização e ações de conscientização durante os desfiles das escolas de samba. O evento será no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho é a responsável pelo projeto. Também participam as secretarias da Saúde e da Educação; polícias Civil, Militar e Científica; Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu); Poder Judiciário; Ministério Público; Defensoria Pública; Conselho Tutelar; Fundação de Ação Social (FAS) e OAB-PR.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lança a Operação Carnaval 2019 à zero hora desta sexta-feira, 1º, em todo o país. Com duração de seis dias, a operação termina às 23h59 de quarta-feira, 6. Entre os focos da fiscalização da PRF estão condutas irregulares como excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas e transporte de crianças sem o equipamento de retenção adequado (bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação, conforme a faixa etária). Policiais rodoviários federais que atuam em áreas administrativas irão reforçar as ações de policiamento ostensivo. Na saída para o feriado, o pico do movimento deve se concentrar no final da tarde e início da noite de sexta-feira (1º), e na manhã de sábado (2). O retorno deve ter um maior fluxo entre a tarde de terça (5) e a manhã de quarta-feira (6).

 

00