Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sergio Moro anuncia dois novos integrantes para futuro Ministério da justiça

Por Jornalismo. Publicado em 26/11/2018 às 17:43.

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou o reajuste de 3% dos salários dos servidores públicos de Curitiba. O projeto que foi enviado pelo prefeito Rafael Greca ainda propõe a alteração da data-base de março para outubro. Depois de protestos da categoria, a proposta foi aprovada por 27 votos favoráveis e 10 contrários. O argumento do sindicato é que os salários estão congelados há três anos e que a arrecadação da prefeitura cresceu 12,63% neste período. De acordo com a prefeitura, se aprovado, o reajuste de 3% vai gerar um impacto de mais de R$ 102 milhões por ano aos cofres municipais. O substitutivo deve ser votado em segunda discussão nesta terça-feira (27). Se passar em segundo turno, segue para sanção do prefeito.

O futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, anunciou nesta segunda-feira (26) o nome de dois novos integrantes de sua equipe. O ex-delegado da Polícia Federal em Curitiba Rosalvo Ferreira Franco, que foi indicado para ocupar o cargo de chefe da Secretaria de Operações Policiais Integradas. E o outro nome anunciado foi o do delegado da Polícia Federal, Fabiano Bordignon para comandar o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A secretaria vai ser criada por Moro, mas precisa de aprovação por meio de uma medida provisória ou de um decreto regulamentador para que entre em vigor.

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana coibiu irregularidades em comércios no litoral. As ações aconteceram nas cidades de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá.  Por iniciativa da polícia militar, a ação antecede  a operação verão e reúne os órgãos responsáveis pela fiscalização do comércio e de locais com que podem ter alta concentração de público. A ação serve, também, para que os empresários possam tirar dúvidas para atender à legislação. O Centro de Operações da Polícia Militar de Paranaguá divulgou os resultados de Ação Integrada, que foram 134 pontos comerciais fiscalizados, 58 pontos fechados, 256 autuações administrativas emitidas, 15 máquinas para jogo de azar apreendidas, 5.095 carteiras de cigarro apreendidas, R$ 4.218,00 apreendidos, 501 pessoas abordadas e 30 pessoas detidas.

Paranaguá vai ganhar quatro novos viadutos no trecho da BR-277 que corta o município. As obras tem o objetivo de dar maior agilidade e segurança no tráfego de veículos, principalmente de caminhões que tem como destino o porto de Paranaguá. A assinatura do convênio entre o governo do estado e a União aconteceu com a presença da Governadora Cida Borghetti e do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro. Os novos viadutos devem organizar o tráfego pesado na entrada da cidade, que recebe mais de 400 mil caminhões por ano. Os novos viadutos somados a outras obras em andamento chegam a quase 40 milhões de reais em investimentos.