Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Série Eleições por regiões do Paraná

Por Redação. Publicado em 04/10/2018 às 11:32.

O Paraná tem 7.971.087 eleitores. O estado é dividido pelo Ipardes em 10 regiões geográficas. A partir desses dados nossa equipe produziu esta série de reportagens sobre as Eleições em cada uma das regiões e incluiu uma reportagem curiosa sobre o Litoral que ainda carrega urnas de barco. Conteúdo pronto para sua emissora! Baixe agora!

Curitiba e Região Metropolitana,  Litoral, Campos Gerais, Centro Ocidental, Centro Sul, Sudoeste,Oeste, Norte, Norte Pioneiro, Noroeste e Sudeste.

 

Curitiba e Região Metropolitana: A grande Curitiba concentra o maior número de eleitores do estado, são 37 municípios e todos terão votação biométrica este ano. Confira na reportagem de Deividi Lira.

 

Litoral: Na região litorânea do Paraná são 07 cidades. O acesso as ilhas para levar as urnas eletrônicas ainda é desafiador para a justiça eleitoral. Guaraqueçaba e Ilha do Mel têm seções de votação. A reportagem é de Deividi Lira.

 

Campos Gerais: Também conhecida como região Centro Oriental, a região dos Campos Gerais concentra 14 cidades. Ponta Grossa é o maior município e tem 237 mil eleitores. O Deividi Lira descreve o perfil dos eleitores da região.

 

Centro Ocidental: O Centro Ocidental do Paraná representa 25 municípios, é uma das menores regiões geográficas do estado em termos de eleitores são 256 mil votantes. Campo Mourão é maior tem termos de eleitores com 64 mil deles depois aparecem Goioerê e Ubiratã. Confira os dados da região com o Deividi Lira.

 

Centro Sul: A região tem 24 municípios 369.022 eleitores está entre aquelas que terão vota em trânsito. Ao todo, o Paraná tem 8 localidades que receberão eleitores votando em trânsito, quando eles moram em outra cidade mas fizeram a transferência para o dia da eleição. Uma dessas cidades é Guarapuava. Confira com o Deividi Lira.

 

Sudoeste: A região sudoeste tem 42 municípios de acordo com a divisão geográfica do Ipardes, em cidade como Francisco Beltrão, a identificação do eleitor será tanto através das digitais quanto por documento com foto. Ao todo  são 466 mil eleitores no sudoeste e grande parte deles mora em áreas distantes, nessas regiões um dos alertas da Justiça Eleitoral alerta para que as pessoas não usem transporte concedido por candidatos. Confira com o Deividi Lira.

 

Oeste: A região Oeste do Paraná concentra quase 1 milhão de eleitores. São 50 cidades de acordo com o Ipardes. Fiscalizar a movimentação de eleitores na fronteira com o Paraguai é um desafio para a Justiça eleitoral. Em Foz do Iguaçu, moram cidadãos de 89 países diferentes. A reportagem é de Deividi Lira.

 

Norte: Entre as 10 regiões geográficas do Paraná, a região norte é a segunda maior em número de eleitores. São 79 cidades com mais de 562 mil votantes, nas áreas rurais o transporte irregular de eleitores é monitorado. Deividi Lira.

 

Norte Pioneiro: A região do norte pioneiro concentra 46 municípios e um total de 415.861 eleitores. É da região o município que consegue o maior número de mesários voluntários para trabalhar nos dias de votação. Em Andirá,todos os mesários são voluntários. A reportagem é de Deividi Lira.

 

Noroeste: A região noroeste do Paraná é a quarta maior em número de eleitores. Diversos municípios desta região ainda votam sem a identificação biométrica. Em outras cidades a votação será híbrida segundo o TRE, quando o eleitor pode ser identificado tanto pelas digitais quanto por um documento com foto. A produção é de Deividi Lira.

 

Sudeste: O sudeste paranaense concentra 21 municípios e tem mais de 308 mil eleitores aptos a votar. As cidades pólos da região são: Irati, Prudentópolis e União da Vitória.Confira com o Deividi Lira.