Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sul em Destaque: Economia da região Sul cresce acima da média do país

Por Redação. Publicado em 25/07/2019 às 09:05.

Economia da região Sul se destaca e cresce acima da média do país.// // É o que mostra os indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Economia.//  A reportagem é da Stefany Alves.//

A economia dos três estados da região Sul se destaca e cresce mais do que a média do país. É o que mostra os indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Economia.

O fenômeno pode ser explicado, ao menos em parte, por uma combinação de fatores, como o aumento significativo na produção industrial da região e nas exportações de carnes, celulose, papel e fumo.

Números do IBGE mostram que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no acumulado de janeiro a abril de 2019 registraram crescimento na produção da indústria de 5,3% ante ao mesmo período de 2018, desempenho bem melhor que a média nacional, que teve recuo de -2,7%.

Henrique Reichert, economista do Observatório da FIESC, destaca os principais elementos que levaram os três estados do Sul a conseguirem alcançar o bom desempenho.

A massa de renda do trabalho dos três estados no primeiro trimestre de 2019 cresceu 5,4% em termos reais sobre o mesmo período do ano passado, ante aos 3,3% da média nacional.

As vendas do comércio do Sul também mostram desempenho melhor, com alta de 3,5% no acumulado até abril, enquanto a média nacional foi de 2,5%.

De acordo com dados do Ministério da Economia, a venda externa de produtos importantes para a economia regional teve aumento expressivo até maio, comparados ao mesmo período do ano passado.

No caso catarinense, as exportações em dólares de carne de frango, que representam 25% das vendas externas do Estado, dispararam 58% de janeiro a junho sobre o mesmo período do ano passado. Os embarques de carne suína cresceram 43%.

No total, as exportações catarinenses cresceram 10,7% no acumulado do ano. Segundo o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural do estado de Santa Catarina, Ricardo de Gouvêa, o bom resultado colocou o estado catarinense na posição de líder nacional nas exportações de carnes, que vinha sendo ocupada pelo Paraná desde 2014.

No Paraná, as exportações de carne de frango também aumentaram 12% de janeiro a maio, compensando parte das perdas de 29% com as vendas de soja, seu principal produto. As exportações de milho paranaenses cresceram 53%.

No Rio Grande do Sul, as exportações de fumo – importante setor para o Estado – cresceram 39%, e as de celulose, 82%.

A geração de empregos formais nos estados do sul também tem ficado acima da média nacional. No Sul do Brasil o número de emprego aumentou 1,75%. O número de emprego em Santa Catarina cresceu 2,49%, no Paraná 1,45% e no Rio Grande do Sul 1,43%. A média nacional foi de 0,82% de janeiro a abril deste ano.

De Florianópolis, repórter Stefany Alves