Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Sul registra desempenho da produção industrial acima de média nacional

Por Redação. Publicado em 16/05/2019 às 08:07.

Estados do Sul do Brasil registram desempenho da produção industrial acima de média nacional . Stephany Alves no Sul em Destaque.

Rio Grande do Sul foi o estado que teve o melhor resultado do Brasil quando comparamos março deste ano e o mesmo mês do ano anterior.

A produção do estado gaúcho cresceu 3,4%. Nesta comparação, Santa Catarina registrou aumento de 3%, ficando na segunda colocação do Brasil, seguida por Paraná, que teve aumento de 2,4% no período.

Os números dos três estados estão acima da média nacional que teve recuo de 6,1%.

Com esses resultados, a região Sul do Brasil foi a única que registrou crescimento da produção industrial nesse comparativo. Henrique Reichert – Economista do observatório FIESC destacou que a indústria diversificada é um fator decisivo no bom resultado obtido pelos três estados.

No acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, a produção industrial catarinense cresceu 2,8%. Nesse comparativo, Santa Catarina está atrás do estado do Paraná, que teve aumento de 7,8% e do Rio Grande do Sul, que registrou 5,5%.

Analisando separadamente a indústria de transformação, a variação acumulada coloca Santa Catarina no 4º lugar no ranking da produção industrial por UF, atrás também do Paraná (7,8%) e do Rio Grande do Sul (5,5%) e de Goiás (3,3%).

O bom desempenho dos estados do sul foi influenciado pelo resultado positivo da fabricação de máquinas e equipamentos. Só o Paraná registrou crescimento de 18,5%. O economista da Fiesc explica que a retomada mais acentuada da produção desses artigos é explicada também pelo fato dela ter sido mais afetada durante o período de crise econômica.

Já quando falamos da retomada da economia e das perspectivas econômicas para o próximo ano, o economista da FIESC avalia que os estados da região sul são favorecidos pela indústria forte que possuem e que mesmo com a confiança em queda do industrial, segundo dados da CNI, as expectativas são boas para os próximos meses.

De Florianópolis, repórter Stefany Alves