Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Tecnologia criada em SC é utilizada por 132 prefeituras da região sul que buscam mais rapidez e menos burocracia nos serviços prestados ao cidadão

Por Jornalismo. Publicado em 05/09/2019 às 08:00.

Um sistema de gestão pública criado em São Catarina e que busca mais rapidez e menos burocracia nos serviços prestados ao cidadão, está sendo utilizado por 132 prefeituras da região sul do país. No Paraná 39 municípios já fazem uso desta tecnologia. Confira na reportagem de Stefany Alves.

 

 

 

 

 

 

No total, 132 prefeituras dos estados do sul do Brasil usam tecnologia criada em Santa Catarina que auxilia os órgãos que fazem gestão pública a prestarem serviços com mais rapidez e com menos burocracia.

Em Santa Catarina, 66 prefeituras usam da tecnologia criada pela empresa IPM Sistemas. A prefeitura de Indaial é uma delas. O município é um dos primeiros na região do Vale a implantar o processo digital de compras, que fez com que o tempo de tramitação dos processos caísse de 20 dias para apenas dois dias. O diretor de Informática de Indaial, Paulo Henrique Rodrigues, fala sobre os benefícios gerados pelo uso da ferramenta.

O setor de Recursos humanos da prefeitura de Indaial também já conta com atendimento online para os servidores municipais. Hoje os servidores podem solicitar de forma online suas férias, certidões, assim como sanar dúvidas sobre a folha de pagamento e realizar outros requerimentos. Segundo Paulo, o setor deixou de fazer uma média de 170 atendimentos presenciais por mês depois da implantação da ferramenta online.

O próximo passo será implantar o sistema online nas outras 12 secretarias e fundos municipais. Além disso, há previsão também para que as licenças e os alvarás de construção possam ser requisitados de forma online.

No Rio Grande do Sul, 27 prefeituras também já usam a tecnologia criada pela IPM Sistemas. O destaque vai para o município de Gravataí. A cidade já acumula reconhecimento pelos indicadores fiscais e prêmios por conta da transparência nas suas contas públicas. As mudanças internas começaram a acontecer a cerca de seis anos. O secretário de administração, Alexsandro Lima Vieira, foi um dos idealizadores do projeto e conta que .

A prefeitura já conta com 100% dos processos digitais. Só em 2018 foram cerca de 76 mil processos. A expectativa para 2019 é passar dos 100 mil processos digitais.

O estado paranaense também não fica para atrás. No total, 39 prefeituras do Paraná já fazem uso desse tipo de tecnologia desenvolvida pela empresa catarinense.

A empresa catarinense IPM Sistemas, começou suas atividades em Rio do Sul. O principal objetivo é criar soluções em Softwares de Gestão Pública visando a diminuição de custos operacionais e qualidade no atendimento ao cidadão.

O diferencial dos sistemas desenvolvidos pela IPM é que os dados são armazenados num único ambiente, na internet, em servidores seguros na nuvem, onde gestores públicos e os cidadãos podem acessar o sistema de qualquer lugar do município.

O diretor-presidente da IPM Sistemas, Aldo Luiz “Me-es”, elenca os benefícios que o uso da tecnologia nos órgãos públicos, que visa alcançar o conceito das smart cities, ou seja, das cidades inteligentes, pode gerar ao cidadão.

Repórter Stefany Alves