Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Youtuber paranaense é condenado por constranger idosos

Por Redação. Publicado em 28/09/2018 às 09:55.

A cada 38 minutos, uma pessoa morre por conta de doenças cardíacas no Paraná. Segundo informações do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em 2016, último ano com dados disponíveis, foram registrados 13.790 óbitos em decorrência de doenças do coração, número recorde para a série histórica iniciada em 1979. Os óbitos por conta de doenças do coração saltaram de 10.698 para 13.790 nesse mesmo período, uma alta de 28,9%, nos últimos 20 anos.

O Hospital Evangélico de Curitiba será leiloado na manhã desta sexta-feira (28). O primeiro pregão, realizado em agosto deste ano, precisou ser desfeito pela Justiça do Trabalho depois que o vencedor não efetuou o depósito do sinal.Vão participar três consórcios: um de Brasília, outro de São Paulo e um terceiro de Minas Gerais. Os interessados já depositaram os R$5 milhões de reais como caução que permite legalmente a participação no arremate. O lance inicial é de cerca de 206 milhões de reais. A instituição está sob intervenção judicial há quase quatro anos e as dívidas somam mais de R$ 300 milhões. A instituição é referência em procedimentos de alta complexidade como tratamento de queimaduras, cirurgias bariátricas, plásticas, além de transplantes de órgãos.

O youtuber Gabriel Wolff de 23 anos, de Londrina, foi condenado pela Justiça a um ano e nove meses de detenção e multa por injuriar, importunar e constranger idosos em vídeos que exibe no canal da internet. Ele foi denunciado criminalmente pelo Ministério Público do Paraná, após produzir diversos vídeos em que provoca os vizinhos de cima do apartamento em que mora e usa termos depreciativos para se referir às vítimas. As vizinhas são duas mulheres, de 67 e 90 anos, e um homem, de 67 anos. Durante a madrugada, o youtuber aparece em vídeos batendo no teto da própria casa com vassouras, panelas e outros objetos. O MP afirma que os idosos foram expostos a situações de risco e vulnerabilidade, ao sofrerem intensa violência psicológica. Ele foi condenado nos termos do Estatuto do Idoso.