Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Associação das rádios paranaenses comemora 40 anos

Por Comunicação. Publicado em 28/07/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:53.

[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]

40anos_AERP_0086-2

Parcerias construídas e quatro décadas de história foram homenageadas da noite

A mesma integração que a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) tanto estimulou ao longo de seus 40 anos foi a marca das comemorações de seu quadragésimo aniversário. Um grande encontro, realizado na última sexta-feira (24), reuniu mais de 200 pessoas para celebrar a união das emissoras paranaenses e a força do meio rádio.

Entre associados de diversos municípios do Paraná, estiveram presentes o governador do Paraná, Beto Richa, o secretário de Estado da Comunicação Social, Paulino Viapiana, o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, o diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, além de deputados federais e estaduais. Também fizeram questão de estar representadas as entidades Itaipu Binacional, Copel, Assembleia Legislativa do Paraná, Regional Sul da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET Sul), OAB/PR, Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão (Sert/PR), Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Prefeitura de Curitiba, Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região e Complexo Pequeno Príncipe.

Em sua fala, o governador Beto Richa reafirmou apoio ao meio e ressaltou o sucesso da trajetória seguida pela Aerp, além de destacar a qualidade do serviço prestado pelo rádio à comunidade paranaense. “Nada melhor nem mais inteligente que fortalecermos esse veículo que chega em todos os lares e está presente em todos os municípios do Estado do Paraná”, disse. “Temos compromisso com a garantia de condições e tecnologias para que o setor continue passando informações de qualidade aos paranaenses”, reforçou.

Para o presidente da Abert, essa colaboratividade e a integração do setor são fundamentais para enfrentamento dos principais desafios que o rádio vivencia hoje. “Precisamos estar juntos para que os melhores rumos sejam tomados. Na migração do AM para o FM mesmo, temos de ser incansáveis para que preços e processos sejam os mais justos possíveis, adequados à realidade de nosso meio”, afirmou.

De fato, o rádio passa por transformações significativas e por isso a Aerp tem buscado oferecer às emissoras paranaenses condições para que todos estejam no mesmo ritmo dessas mudanças. “Cada projeto que desenvolvemos é pensado com foco no futuro. Com os números que reunimos pelo Censo Econômico, por exemplo, temos a grande oportunidade de comprovar que a participação do rádio no mercado publicitário é muito maior do que se pensa. Isso faz com que o meio cresça, ocupe seu devido lugar e mostre que, mais uma vez, está em sintonia com os novos comportamentos do ouvinte”, explicou o presidente da Aerp, Márcio Villela. “Juntos, e com apoio de importantes parceiros como os que temos aqui hoje, é possível ver que o rádio manterá seu espírito inovador e continuará a acompanhar o mundo em suas transformações”.

40anos_AERP_0341

Reconhecimento 

Pode-se dizer que esse perfil visionário da Aerp não é novidade de momento. Foi esse mesmo olhar para o futuro que fez um grupo de comunicadores paranaenses acreditar, ainda em 1975, que era preciso se unir para colocar o rádio a par da história. A partir dali, uma importante trajetória foi sendo  delineada por cada emissora que passava a fazer parte da Associação e dava sua contribuição para o fortalecimento da radiodifusão no Paraná.

Esse caminho percorrido em quatro décadas também foi lembrado pela Aerp durante as comemorações de seu aniversário. Em nome das pessoas que fizeram e fazem parte da história da Associação, cada presidente que já deu sua contribuição à entidade foi homenageado com um troféu em reconhecimento a essa participação.

O sentimento expressado por um dos fundadores e primeiro presidente da Aerp, Agustinho Seleski, evidencia um pouco do envolvimento despertado pelo rádio e que passou a ser também valor reconhecido pela Associação. “Às vezes não acreditamos que esse tempo já passou, passa em nossa cabeça sentimentos e muito saudosismo pelos tempos românticos, épocas de uma Associação humilde, simples, sem recursos financeiros, mas com muita vontade, trabalho, dedicação e amor à causa. Todas as diretorias que passaram, e a atual, prestam sempre os melhores trabalhos em prol da radiodifusão, e graças a este trabalho a Aerp hoje é reconhecida em todo Brasil”.

40anos_AERP_0554

Aerp hoje

A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) reúne hoje mais de 350 rádios no estado. Os projetos desenvolvidos são pensados de forma a oferecer o apoio necessário ao radiodifusor paranaense e estimular a união entre o meio.

Suas ações já ganharam atenção de entidades mesmo fora do Paraná. Foi assim que a iniciativa da Aerp em levar o conhecimento para mais perto dos profissionais do rádio recebeu parceria da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Os cursos EaD promovidos por elas já deram oportunidade gratuita para cerca de 10 mil pessoas saberem mais sobre jornalismo, locução, leis, gestão, entre muitos outros assuntos que fazem parte do cotidiano no rádio.

Outro projeto da radiodifusão paranaense (Censo Econômico) também se tornou referência nacional. A partir de dados fornecidos mensalmente pelas emissoras, de forma sigilosa, a Associação passou a reunir informações que conseguem mostrar que o papel do rádio no mercado publicitário é muito maior do que todos pensavam. Esses números são inclusive utilizados pelo projeto Inter-Meios, conduzido pelo jornal Meio & Mensagem, para avaliar a participação do Paraná no mapeamento da publicidade no país e referendar as agências brasileiras.

A Associação ainda desenvolve iniciativas voltadas a apoiar as emissoras com assessoria técnica e jurídica, produção de conteúdo local, valorização da responsabilidade social, eventos para troca de experiências e aperfeiçoamento profissional, além de incentivo a novos entendimentos sobre a concorrência dentro do meio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Aerp

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row margin_top=”30″ margin_bottom=”30″ padding_left=”40″ padding_right=”40″ bg_position=”top” bg_repeat=”no-repeat” bg_cover=”false” bg_attachment=”false” padding_top=”40″ padding_bottom=”40″ parallax_speed=”0.1″][vc_column width=”1/1″][dt_small_photos height=”210″ margin_top=”10″ margin_bottom=”10″ number=”100″ orderby=”recent” category=”aerp-40-anos”][/vc_column][/vc_row]