Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aerp e Sert participam de evento em prol da defesa dos direitos da criança

Por Comunicação. Publicado em 18/05/2018 às 00:00.

Um café da manhã reuniu hoje (18/5) autoridades do poder público do Paraná que assinaram um Acordo de Cooperação com o objetivo de unir esforços para ações de apoio ao Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) do Hospital de Clínicas de Curitiba. A Aerp e o Sert-PR participaram do evento estreitando a parceria de divulgar ações e medidas de proteção à criança na Rede Aerp de Notícias. A superintendente Ticiane Pfeiffer e a gerente Marilin Koelbl estiveram presentes no encontro que reuniu, ainda, representantes dos governos municipal, estadual e federal.

O tema ganha ainda mais relevância nesta data já que hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Todo o sistema precisa ser incrementado, desde o sistema de justiça até o sistema da rede de saúde. Precisamos nos comprometer verdadeiramente com isso” afirmou a promotora de Justiça, Tarsila Santos Teixeira.

Para a promotora, a prevenção é um dos principais desafios em relação ao combate ao abuso sexual infantil. “Precisamos pensar na criação de políticas, ações, estratégias que estabeleçam um efetivo atendimento à criança e ao adolescente. As crianças têm que ser orientadas. Quando questionamos uma criança vítima de abuso o motivo de ela não ter contado antes, ela costuma dizer que não sabia o que estava acontecendo”, ressaltou.

O Dedica recebe crianças e adolescentes encaminhados por serviços de saúde, educação, ação social e por órgãos da Justiça e da Segurança, como Ministério Público, Varas de Proteção, de Família e de Crimes na Infância e Adolescência, Delegacias especializadas, Conselhos Tutelares, Escolas, Unidades de Saúde, Hospitais e Instituições de Acolhimento.

Durante o evento, foram apresentados os resultados do programa. Só no ano passado, foram realizados mais de 5 mil atendimentos e um total de 340 pessoas foram atendidas. Em 2018, os atendimentos psicológicos, médicos e as perícias já ultrapassaram 1700.

“Nós só não atendemos mais crianças hoje porque não temos o recurso financeiro necessário e isso é muito preocupante. Precisamos dessa união das autoridades para que o Dedica possa ampliar ainda mais a sua atuação. As crianças merecem esse atendimento e proteção”, disse a coordenadora do Dedica, Luci Pfeiffer.

União de esforços

Em 7 de dezembro do ano passado, a Aerp e o Sert promoveram um Café da Manhã com personalidades femininas ligadas à comunicação paranaense, setor produtivo e organismos envolvidos com a promoção de direitos da Criança e do Adolescente, com o objetivo de levantar ideias e propor ações nesta área.

“Acreditamos na união de esforços a favor de boas causas e, principalmente, no poder que a comunicação exerce no fortalecimento de ações que buscam a valorização do bem comum”, afirmou Ticiane Pfeiffer.