Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Encerrado ciclo de reuniões com emissoras interessadas em migrar para o FM

Por Comunicação. Publicado em 21/03/2018 às 00:00.

A AERP e o SERT-PR realizaram no último mês encontros em diversos municípios do Paraná com o objetivo de traçar um panorama completo sobre as emissoras interessadas em migrar para a faixa atual de FM. As reuniões ocorreram em Curitiba, Londrina, Coronel Vivida, Maringá e Foz do Iguaçu.

Durante os encontros, mediados pelo diretor técnico da AERP, Roberto Lang, e pelo engenheiro Elias Augustinho, foram transmitidas informações técnicas para que as emissoras avaliem a possibilidade de redução de potência para que sejam incluídas na faixa atual de FM.

“Iremos reunir as manifestações das emissoras interessadas nessa redução para solicitarmos à ANATEL um novo estudo de viabilidade, considerando esse novo cenário”, explicou Elias Augustinho.

Em reunião promovida pela AERP e pelo SERT-PR no dia 26/02, o diretor da ABERT, André Cintra, apresentou os estudos de viabilidade já realizados pela ANATEL e apontou que a exclusão de canais vagos, a alteração de canais de reservas do Plano FM e de canais de Radcom poderão abrir espaço na faixa atual.

Na ocasião, Cintra apontou a possibilidade de inclusão de novas emissoras a partir da alteração de potência. “Sugerimos que os engenheiros das emissoras do Paraná nos indiquem estudos e informações sobre alteração de potência de canais. Estudando caso a caso poderemos contemplar um número maior de emissoras na migração para o FM”, sinalizou.

Para Roberto Lang, as reuniões regionais foram importantes para que todas as emissoras interessadas fossem envolvidas na discussão. “Com isso, possibilitamos que todas tivessem acesso às informações necessárias e, agora, possam manifestar seu interesse”, complementou.

A mudança para FM é uma reivindicação de muitas emissoras, pois, ao operar em faixa FM, elas também serão transmitidas pela internet e sintonizadas em dispositivos móveis, com mais qualidade de sinal, maior audiência e mais possibilidades de faturamento. Das 1781 rádios AM no País, mais de 1,4 mil solicitaram a mudança de faixa na 1ª etapa do processo.