Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Levantamento do Kantar Ibope Media aponta que 91,9% dos brasileiros ouvem Rádio

Por Equipe AERP. Publicado em 09/05/2018 às 00:00.

O Kantar Ibope Media apresentou o relatório Dimension 2018, um estudo anual sobre as principais tendências e inovações que moldam o mundo dos meios de comunicação e o planejamento de mídia. O estudo mostra que  os consumidores estão encontrando novas maneiras de avançar e evoluir em seu consumo de mídia.

O rádio aparece com destaque em vários itens analisados. Os brasileiros são os que ouvem Rádio com maior frequência. Dos mil entrevistados, 91,9% afirmaram que ouvem o meio. Em segundo são os franceses com 91,4%, seguidos dos Estados Unidos com 90%, Reino Unido (85,8%) e China com 80%.

Quando a pergunta se referente ao rádio online, os chineses superam os brasileiros. A média mundial está 66%, enquanto os chineses representam 83,5% dos pesquisados. Os brasileiros são 81,5%, enquanto França, Reino Unido e Estados Unidos representaram 54,8%, 54,8% e 55,4%, respectivamente.

Segundo o Dimension, 85% dos consumidores conectados dizem observar propagandas multimídias. Considerando este público, 36% dizem que estarão mais propensos a procurar saber mais sobre a marca online, e 39% que estarão mais propensos a procurar pela marca na loja física. Esses comportamentos indicam que as estratégias que combinam meios diferentes parecem ter um impacto positivo na percepção dos consumidores, mas o sucesso de uma campanha vai além de veicular uma propaganda em mais de uma plataforma.


Rosa: Global / Verde: Brasil

As formas de mídia consolidadas continuam resilientes. Quase todas as pessoas nas amostragens dos cinco mercados continuam acessando a televisão através de um aparelho de TV, 88% ouvem rádio off-line e cerca de 80% continuam lendo versões impressas de jornais e revistas, o que dá uma ideia do poder dessas plataformas consolidadas. Isso não quer dizer que a tendência geral em relação aos serviços on-line tenha sido massivamente exagerada ou que está desacelerando, mas vale lembrar que estamos vivendo atualmente em uma economia de mídia mista.

Fonte: Tudo Rádio