Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Luan Santana apoia manifesto emitido pela AERP a diretora da VEVO

Por Comunicação. Publicado em 13/08/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:54.

FOTO: Reprodução/InstagramFOTO: Reprodução/Instagram

Nesta quinta-feira (13), a assessoria do artista Luan Santana fez questão de falar pessoalmente aos radiodifusores do Paraná sobre o manifesto emitido pela AERP à diretora-geral de operações da VEVO no Brasil, Fátima Pissara. No áudio, fica reforçada postura de parceria com o meio rádio e compromisso de que o escritório e o cantor emitirão documento oficial afirmando esse posicionamento. “Não podemos compartilhar dessa opinião; isso é uma opinião dela. A gente é parceiro do rádio e vai continuar sempre com essa parceria”, disse o diretor de rádios do escritório Luan Santana, Kezinho Badilho. Confira aqui o áudio.

O manifesto faz diversas considerações sobre conteúdo de entrevista concedida pela diretora-geral ao jornal Meio&Mensagem (25 de maio de 2015). Segundo ela, “mesmo com o avanço do digital, os artistas nacionais ainda são presos ao processo antigo de música de trabalho, música que tem de estar no vídeo clipe, música da rádio etc. ‘É uma tendência antiga’.”, afirmou, usando como referência o trabalho feito com o artista Luan Santana.

O posicionamento de Fátima Pissara gerou entre os radiodifusores paranaenses a iniciativa de responder ao canal VEVO de forma a mostrar a carga depreciativa que a profissional coloca sobre os hábitos brasileiros com relação às mídias. “Ao tempo em que respeitamos a diversidade de opiniões e estratégias comerciais, acreditamos que o atual momento da mídia brasileira – e mesmo mundial – pressupõe algo muito além de processos ou conceitos antigos. A rivalidade entre os meios já não se aplica mais. Não se trata de ser “muito rádio e TV”. Temos a convicção de que o mercado brasileiro entende que a publicidade hoje, assim como a comunicação, tem de ser multiplataforma, multiconteudista e multidimensional.”, ressalta o manifesto (leia a íntegra).

O documento redigido pela AERP foi também publicado pelo maior portal virtual brasileiro voltado à radiodifusão (Tudo Rádio) e bateu recorde histórico de visualizações em um único dia. Na fanpage da Massa FM, o compartilhamento da notícia ainda envolveu mais de 230 mil pessoas interessadas em saber por que a associação paranaense de emissoras e o artista Luan Santana tiveram que se posicionar a favor do respeito e da colaboratividade entre os meios de comunicação.