Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Projeto Radiophone é apresentado durante Set Expo 2017

Por Equipe AERP. Publicado em 23/08/2017 às 00:00.

A AERP esteve presente no SET EXPO, hoje, com o painel O Projeto Radiophone – Promovendo a Ativação do FM nos celulares no Brasil. O presidente da associação, Alexandre Barros, apresentou e discutiu, na perspectiva brasileira, a ativação dos chips de FM nos celulares, os desafios e as oportunidades.

Além do Projeto Radiophone, o painel abordou duas grandes frentes de evolução do rádio: o celular e o carro. “Na medida em que o smartphone é virtualmente o dispositivo universal para consumo de mídia, é estratégico que o rádio esteja presente nele. Ironicamente, a maioria dos celulares possui o chip para recepção de FM, porém, apenas uma minoria tem esta recepção ativada. Tendo notado isto, a NAB começou uma campanha para ativação destes chips”, explica o vice-diretor de Rádio do SET Marco Túlio Nascimento, moderador da mesa.

“Na segunda parte do painel, discutimos as perspectivas para o rádio no carro conectado. Os novos sistemas de infotainment oferecem não só o rádio AM/FM como também múltiplas outras opções para consumo de conteúdo de áudio via internet 3G/4G. Entender este ecossistema e como estão evoluindo as plataformas de entretenimento e informação nos carros é, também, absolutamente estratégico”, explica.

Para o presidente da AERP, está equivocado o empresário ou consumidor que acredita que o futuro do rádio está só na internet. “A internet é um importante meio complementar. Mas o futuro do rádio está principalmente no dial, no sinal livre, universal e gratuito”, afirma Barros.

Para conhecer todo o Projeto Radiophone e fazer o download dos materiais acesse: www.celularcomradio.com.br