Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Saiba como ativar o chip de rádio no seu smartphone android

Por Equipe AERP. Publicado em 20/10/2016 às 00:00.

Os smartphones têm inúmeras funções: jogos, o gerenciamento do nosso dia a dia, fazer fotos ou nos entreter. E, inevitavelmente, associamos entretenimento com música, certo? Mesmo sem conexão com a internet, queremos ouvir música. Afinal, já fazíamos isso antes dos “WWWs” da vida. Para estes momentos, temos o rádio FM. Se o seu celular não tem, é porque a fabricante decidiu desativá-lo. Mas por que isso acontece?

O chip de rádio FM vem incorporado no dispositivo, ativado ou não

A primeira coisa que você tem que saber é que a grande maioria dos smartphones vem com um chip de rádio FM incorporado na placa-mãe. Porém, cada vez mais as fabricantes estão desativando este chip, como, por exemplo, a Samsung fez a partir do Galaxy S3 (algumas poucas versões trazem o chip ativado).

A LG é outra que decidiu desativar o chip, enquanto a Motorola, a HTC e a Sony o deixam ativado de fábrica. Mas se você tem um Samsung, um LG ou algum outro dispositivo de uma fabricante que eu não tenha mencionado, uma alternativa é usar um aplicativo de streaming de música, como o TuneIn, para ouvir uma rádio.

É legal, ou mesmo ético, desativar o chip de rádio?

Responder esta pergunta não é tarefa fácil. É um processo legal? Não existe uma lei proibindo a desativação de certos componentes que não são essenciais para o funcionamento do dispositivo, logo, não há ilegalidade. Mas seria ético?

A resposta é bem subjetiva. Mas, porque já que alguém gastou certa quantidade de dinheiro (que normalmente não é pouco) em um dispositivo com este chip, também está pagando por esta “parte” do aparelho, mesmo que ela esteja desativada.

A rádio FM é uma maneira muito mais econômica de escutar música

A NAB (National Association of Broadcasters) queria criar uma lei obrigando a ativação do chip, afinal, o rádio FM é uma maneira muito mais econômica de escutar música. Isso funciona tanto para o pacote de dados – pois não é preciso internet para isso –  como para a autonomia da bateria, pois os aplicativos de streaming comem bateria como um urso faminto depois de hibernar.

Se você quiser escutar música no meio do nada, durante um acampamento, e não tiver cobertura de dados? Vai pedir para um passarinho cantar? O que é muito claro é que o chip já foi pago, e é natural que o consumidor queira que ele esteja ativado. Se vai usar ou não, cabe a cada um decidir.

Nem tudo está perdido: você pode ativar seu chip!

Há como ativar o chip de rádio FM, que precisa de fones de ouvido como antena para ser escutado no aparelho.

O NAB criou um aplicativo gratuito para ativar o chip em 58 dispositivos. A primeira coisa a fazer é pesquisar se o seu smartphone está nesta lista: http://nextradioapp.com/supported-devices/

Também é recomendado fazer o processo com uma ROM Stock do seu dispositivo, porque por exemplo, no LG G2, com uma ROM não baseada no Stock Android, o Google Play Store não o considera compatível, mesmo ele estando entre os dispositivos da lista.

Caso esta primeira opção não funcione, existe uma alternativa paga. Na verdade, são dois aplicativos diferentes: o Spirit1 para dispositivos sem Root e Spirit2 para aparelhos com Root e com ROM AOSP. No app Spirit1, depois de instaladas as configurações, você deve ir até a opção “Regiões”, escolher seu país; depois vá até a opção METHOD encontrar o seu aparelho.

Cada um dos aplicativos custa R$ 27,72.

 

(Fonte: AndroidPit)