Sem se intimidar com as grandes emissoras de televisão nem com a cobertura das mídias sociais, o rádio aposta em uma cobertura de presença.
Os profissionais envolvidos da cobertura da Rio2016 precisarão de fôlego de atleta para acompanhar as 42 modalidades olímpicas e transmitir o megaevento esportivo – que entra firme na disputa do título de mais assistido e comentado da história –, na TV, em portais, nas redes sociais e no rádio.
Os grupos de comunicação que adquiriram os direitos de transmissão, como Rede Bandeirantes, Globo, Record e Grupo RBS, saem na frente por terem maior abrangência, mas também compartilham os direitos com Fox, ESPN e a Rádio Itatiaia.
As rádios do Grupo Bandeirantes terão mais de 200 horas de transmissões do maior evento esportivo do mundo. Serão mobilizados 30 profissionais das rádios Bradesco Esportes FM, Rádio Bandeirantes e BandNews FM no Rio de Janeiro. As transmissões começam no dia 3 de agosto, com o jogo entre Brasil e China, direto do estádio Olímpico, no início do torneio de futebol feminino. A última transmissão será a da cerimônia de encerramento, em 21 de agosto, no Maracanã.
Os esportes de maior apelo também serão prioridade da Radio Itatiaia, emissora mineira que está em sua oitava participação nas Olimpíadas, e contará com flashes e programas especiais produzidos pelas equipes no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Carlos Rubens Doné, diretor de mercado, ressalta que o Rádio Bar, criado ano passado para reunir os fãs da emissora em Minas, terá atrações durante os Jogos. A Rádio Gaúcha, da RBS, transmitirá 20 jogos de variadas modalidades. A Rádio Itatiaia, que investiu mais de R$ 1 milhão na cobertura, comercializou cotas para a Volswagen, Ricardo Eletro, Yoki, Governo de Minas Gerais, Mercado Central, Picchioni Câmbio e Investimentos, Vivonline e MartMinas.
Mesmo quem não comprou direitos terá programações em sua grade. A Jovem Pan, por exemplo, irá utilizar a mesma estratégia da RedeTV, com boletins diários ao vivo e resumo do dia nos telejornais.
Flexibilização da Voz do Brasil
Durante o período Olímpico – de 5 de agosto a 18 de setembro -, as emissoras de rádio poderão optar por transmitir a Voz do Brasil em outra faixa horária, entre 19h e 22h (com encerramento máximo da transmissão para as 22h59). Trata-se de uma medida provisória que permite essa alteração no horário, processo que afetará todas as emissoras brasileiras (inclusive aquelas que não irão acompanhar os jogos olímpicos).
Isso dará a possibilidade das FMs e AMs testarem novamente a “flexibilização da Voz do Brasil”, o que aconteceu pela última vez em 2014, durante a Copa do Mundo de Futebol, quando foi adotada no país.
Fontes: Meio & Mensagem, Rede Press e O Globo