A massa de ar frio e seco cobre todo o Estado. Mais uma vez tivemos mínimas abaixo de 5ºC no centro-sul. O mapa do Simepar mostra o registro de -0,2ºC na região de São Mateus do Sul. E o resto do dia ainda deve ser frio nestas áreas e também nos Campo Gerais, Litoral e Grande Curitiba. Apenas no norte, oeste e sudoeste, as máximas passam dos 20 graus. Faz 14 ºC em Curitiba; 17ºC em Ponta Grossa e Paranaguá; 22ºC em Pato Branco, Arapongas, Londrina e Jacarezinho; 23ºC em Cascavel e Maringá e 24 ºC em Foz do Iguaçu.
O Paraná registrou 1.041 homicídios nos primeiros seis meses do ano. Este é o menor número dos últimos dez anos. Os dados são da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública. Desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2007, o menor número registrado era o de 2015, com 1.222 casos. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 17,9%. São 227 assassinatos a menos que nos primeiros seis meses de 2016.
O prazo das prisões temporárias do ex-deputado Cândido Vaccarezza, do operador financeiro Henry Hoyer de Carvalho e do ex-gerente da Petrobras Márcio Albuquerque Aché Cordeiro, detidos pela Operação Lava Jato, vence hoje. As prisões aconteceram na sexta-feira por determinação do juiz federal Sérgio Moro. Com o fim do prazo, a prisão temporária pode ser prorrogada por mais cinco dias ou convertida para preventiva, quando não há prazo para que os investigados deixem a prisão.
O número de novos casos de HIV aumentou 351% nos últimos seis anos no Paraná. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado. Em 2010, 672 pacientes foram diagnosticados com o vírus. No ano passado, foram 2.361. E apenas em julho de 2017, 38 pessoas receberam diagnóstico positivo no estado. Outra preocupação é a sífilis. Segundo a Secretaria, entre 2010 e 2016, o número de novos casos da doença saltou de 29 para 1.869.