Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

30.05 – GIRO DE NOTÍCIAS

Por Toni Casagrande. Publicado em 30/05/2017 às 12:59. Atualizado em 18/07/2018 às 17:55.

A frente que se formou na Argentina e Paraguai pode provocar temporais, hoje,  principalmente, no sul do Estado. Nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul também há o risco de chuva forte em alguns momentos do dia. Depois do friozinho da manhã, as temperaturas sobem pouco no resto do dia. Máximas previstas pra hoje: 19 em Curitiba; 21 em Guarapuava e Ponta Grossa; 22 em Paranaguá e Francisco Beltrão; e 26ºC em Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina.

O Tribunal de Contas do Paraná fez ontem novos alertas a 18 municípios por causa dos gastos com pessoal. No total, já são 116 alertas emitidos neste ano. Dos últimos casos, a situação mais grave foi encontrada nos municípios de Faxinal, Itaúna do Sul, Loanda, Nova Fátima, São João do Caiuá e Tamboara. Os seis municípios ultrapassaram o limite máximo de 54% sobre a receita corrente líquida. Com isso, as prefeituras terão que reduzir em pelo menos 20% os comissionados ou funções de confiança.

O desmatamento da Mata Atlântica no Paraná cresceu 74 % em 2016. No ano passado, o Paraná perdeu em torno de três mil e quinhentos campos de futebol em florestas. Este foi o segundo ano seguido de crescimento de desmate no Estado. O levantamento é um trabalho da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto de Pesquisas Espaciais, o Inpe. Os dados mostram que o desmatamento registrado no ano passado é o maior dos últimos 10 anos.

A safra 2016/17 está com a colheita praticamente encerrada no Paraná e totaliza 24 milhões e 800 mil toneladas de grãos. Isso significar um crescimento  de 23% em comparação com a safra do ano passado. O principal produto paranaense é a soja, que bateu novo recorde de produção: 19,5 milhões de toneladas. Como este resultado leva em conta apenas a safra de verão, a expectativa é o Paraná chegue a uma produção total de até 42 milhões de toneladas de grãos em 2017.