O tema principal para o rádio durante o NAB Show 2018 dificilmente será outro do que as “caixas de som inteligentes”. Randy Gravley, executivo que preside o Conselho de Rádio da National Association of Broadcasters (NAB) e é presidente / CEO da Tri State Communications, acredita que as caixas de som inteligentes podem alavancar a audiência de rádio em todo o planeta.
Em entrevista ao portal norte-americano Radio World, Gravley afirma que o avanço das caixas de som inteligentes podem ser uma grande oportunidade de melhorar a audição doméstica. Segundo o executivo, o crescimento de alto-falantes inteligentes pode fornecer ao rádio uma nova plataforma nas residências dos americanos, tirando proveito de como é fácil e conveniente dizer ao seu interlocutor para tocar sua estação de rádio favorita.
O executivo lembra que o Rádio, especialmente nos Estados Unidos, enfrenta uma série de desafios que moldarão a indústria nos próximos anos. O aumento da concorrência para os ouvintes, manter e atrair anunciantes, o painel automático de mudanças, um sistema de licenciamento de músicas complicado, sustentar conteúdo local e ao vivo, o papel do digital e equipar Smartphones com capacidade de rádio FM são questões que as estações de rádio precisam resolver.
Porém Gravley se baseia em um futuro positivo para o rádio devido aos números atuais do mercado norte-americano. “Acredito que os melhores dias da rádio ainda estão pela frente. Toda semana, mais de 260 milhões de americanos sintonizam suas estações de origem. Somos a fonte número um para a descoberta de novas músicas. Continuamos a ser uma fonte de notícias confiável, especialmente para notícias locais, em um momento em que as “notícias falsas” são predominantes on-line e nas mídias sociais. E, como vimos inúmeras vezes no ano passado em tempos de emergência, somos uma tábua de salvação que fornece informações oportunas que podem manter os americanos seguros”, afirma o executivo.
Ainda sobre as tendências para o meio rádio, Randy destaca que algumas estações de rádio também lançaram podcasts que andam de mãos dadas com suas transmissões tradicionais. O executivo afirma que o formato podcasting se encaixa nos pontos fortes do rádio de transmissão. “O rádio tem sido o serviço de áudio dominante por décadas – devemos ser especialistas em criar conteúdo envolvente e atraente. É apenas online, ao invés de no ar”, afirma Gravley.
Gravley também chama a atenção o aumento da concorrência para o meio rádio na área de publicidade. “Temos muitos concorrentes que adorariam replicar e substituir o relacionamento próximo que o rádio desfruta com o automóvel. Com a maior parte da audição de rádio acontecendo no carro, precisamos ser proativos em manter nosso lugar na vanguarda do entretenimento no carro. É por isso que a NAB tem se encontrado tanto com a comunidade automotiva. Devemos também fixar nossos olhos no futuro e descobrir qual papel o rádio desempenhará no carro autônomo”, destaca o executivo.
Fonte: Tudo Radio