O dia da Sobrecarga da Terra é calculado todos os anos pela organização internacional Global Footprint Network. Essa data representa o dia em que a população esgota todos os recursos destinados para o ano. E isso tem vindo cada vez mais cedo. Desde 2001, essa data vem sendo antecipada, em média, três dias a cada ano. De acordo com a entidade que realiza as projeções, o ser humano passou a consumir acima da capacidade de regeneração da natureza desde a década de 70. A humanidade tem utilizado a natureza de forma mais rápida do que os ecossistemas do planeta terra podem se regenerar. O arquiteto urbanista e doutor em gestão urbana, Carlos Hardt, explica que a cada ano que passa, a população vai precisar de mais recursos. Ele destaca que a sobrecarga do planeta é em parte ocasionada pelo aumento do consumo individual e pelo crescimento populacional.
Hardt ressalta que se a população continuar usando os recursos do planeta antes do fim de cada ano, a humanidade pode ter dificuldades para atender a demanda populacional, em que muitas pessoas não terão acesso aos recursos naturais do planeta.
O limite do “orçamento natural” do planeta vem sendo ultrapassado de maneira intensa. A Global Footprint Network apresentara eventos em todo o mundo com o objetivo de conscientizar a população sobre esse fenômeno. Afinal, toda a população deve se mobilizar para que o cenário seja alterado.
De Curitiba, Rodrigo Silva