Reforçando a dificuldade da Apple em manter apelo dos produtos, o balanço da companhia aponta que número de celulares vendidos caiu 5% em comparação com o ano passado
A Apple anunciou outro trimestre de queda nas vendas do iPhone, reforçando as preocupações de que a companhia depende muito de um único produto que já não tem mais o mesmo apelo de outrora. A empresa vendeu 45,5 milhões de iPhones no último trimestre de 2016, comparado com 48 milhões no mesmo período do ano passado, uma queda de 5%. O resultado fez com que as ações da Apple caíssem mais de 2%.
Muitos analistas já esperavam que as vendas dos celulares da marca fossem menores, mesmo com sua principal concorrente, a Samsung, enfrentando graves problemas com seu aparelho top de linha. Mas a Apple tem um desafio maior, a longo prazo, para tentar manter o crescimento das vendas – a receita vinda dos aparelhos na China, por exemplo, caiu 30% em comparação com o ano passado.
O problema é que o iPhone ainda responde por 61% da receita da empresa, e nenhum outro produto da Apple registrou crescimento nas vendas em comparação com o ano passado. A receita com o iPad foi praticamente a mesma, enquanto o faturamento com as vendas dos computadores iMacs caíram 17%. As receitas vindas de “outros produtos” – que incluem o Apple Watch e a Apple TV – caíram 22%.
Fonte: Gazeta do Povo