O ouvinte moderno quer liberdade para acessar a sua rádio favorita pela plataforma que considerar melhor e mais prática. Além disso, este é um público atraído pela interação que as emissoras promovem. Especialmente por aquelas que acontecem nas redes sociais. Por isso, as rádios não oferecem mais conteúdo apenas na frequência em que estão sintonizadas. Elas também aproveitam o potencial da internet e dos aplicativos.
O que alguns administradores de rádio ainda não sabem é qual estratégia utilizar para medir a audiência de todos estes canais. Este é um dado importante, afinal, os espaços publicitários destas novas plataformas também rendem lucro para a emissora – e o número de ouvintes conectados na rádio ainda é um dos maiores argumentos para conquistar anunciantes.
Saiba como medir a audiência da rádio em 3 diferentes plataformas:
1. No ar
Busque saber quantos ouvintes sintonizam nos programas da sua emissora via rádio, obtendo informações completas relacionadas à audiência, como tempo médio de permanência dos ouvintes e alcance da rádio.
As participações de ouvintes também funcionam como um bom medidor. Avalie o número de ligações recebidas, de pedidos de música, as participações de ouvintes e outras interações.
2. No site
O site é mais um espaço interessante para oferecer aos seus anunciantes. Para isso, é essencial montar um mídia kit com informações relevantes, como dados de audiência, público-alvo e alcance do endereço virtual, entre outras.
3. Nas redes sociais
O número de seguidores nas redes sociais já ajuda a identificar o alcance da rádio na internet. Mas para uma resposta mais direta, é preciso medir o engajamento. Ou seja, quantos destes seguidores interagem com a sua emissora. Analise o número de curtidas, os comentários e os compartilhamentos dos seus posts. Mensagens diretas e menções também são medidores importantes. Não esqueça que você pode incentivar estas interações, para aumentar o alcance e a influência da rádio.