Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Três municípios do oeste recebem prêmios em projetos de coletiva seletiva

Por Redação. Publicado em 14/12/2018 às 09:23.

Três municípios desenvolvem ações práticas de coleta coletiva solidária  foram premiados com do Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná. Confira com o Vacy Álvaro.

TEXTO: Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia e Marechal Cândido Rondon, todos municípios da região Oeste do Estado, tiveram grande destaque no Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná. A iniciativa do Fórum Lixo e Cidadania e do Ministério Público do Trabalho do Paraná, selecionou os municípios com as melhores práticas de coleta seletiva e inclusão sócio-produtiva do Paraná.

Os três municípios desenvolvem ações práticas de coleta coletiva solidária com  apoio da Itaipu Binacional, e venceram em três das quatro categorias da premiação: Itaipulândia, entre as cidades de 10 a 20 mil habitantes; Santa Terezinha de Itaipu, de 20 a 50 mil; e Marechal Cândido Rondon, na faixa de cidades com mais de 50 mil habitantes. A única cidade que não pertence à região Oeste premiada foi Porto Amazonas, na categoria de municípios com até 10 mil habitantes.

Em Santa Terezinha de Itaipu, o novo modelo de coleta seletiva revolucionou o trabalho desenvolvido pelos agentes ambientais da Acaresti, a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis do município. Eles deixaram de empurrar os seus carrinhos na rua para atuar apenas no Centro de Triagem, e mais que dobraram as suas rendas, chegando ao ganho mensal de R$ 1600 em média, acompanhando também o número de toneladas de lixo coletado e separado, que saltou de 35 para 120 toneladas/mês.

Neste ano, por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Itaipu, foi inaugurado na cidade um Centro de Capacitação Técnica em Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O espaço é destinado a receber visitas técnicas nacionais e internacionais, além de interessados na temática gestão de resíduos sólidos com inclusão de catadores.

PRODUÇÃO: VACY ÁLVARO