Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Presidente Jair Bolsonaro assina decreto e aumenta salário mínimo em 2019

Por Jornalismo. Publicado em 02/01/2019 às 10:12.

O presidente Jair Bolsonaro assinou,  depois da cerimônia de posse, o primeiro decreto de seu governo que determina aumento do salário mínimo de 954 para 998 reais em 2019 e confira que Ratinho Jr tem reunião de trabalho com os secretários nesta quarta-feira. Giro de Notícias com o Pedro Lucena.

 

 

 

 

 

 

02.01 – GIRO DE NOTÍCIAS MANHÃ – COM TRILHA

02.01 – GIRO DE NOTÍCIAS MANHÃ – SEM TRILHA

O presidente Jair Bolsonaro assinou,  depois da cerimônia de posse, o primeiro decreto de seu governo que determina aumento do salário mínimo de 954 para 998 reais em 2019. O novo valor já está em vigor. O novo valor é um pouco menor do que o aprovado pelo Congresso no ano passado, que era de 1.006 reais. A diminuição aconteceu por causa de uma queda na expectativa de inflação, que é um dos índices usados no cálculo. O decreto também traz a assinatura do novo ministro da Economia, Paulo Guedes. Normalmente, o reajuste é decretado em dezembro, mas Michel Temer, que saiu do cargo ontem, deixou a decisão para o novo presidente.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, faz a primeira reunião de trabalho com o secretariado, nesta quarta-feira (2). Ontem, após a cerimônia de posse, o novo chefe do Poder Executivo nomeou os 15 secretários de Estado. A pauta da reunião de hoje é a apresentação do planejamento das ações do governo para os próximos 120 dias. O encontro vai acontecer no Palácio Iguaçu. Uma das primeiras ações de Ratinho Junior depois de eleito foi reduzir o número de secretarias de 28 para 15. A iniciativa, segundo o governador, mostra que com planejamento é possível reduzir custos da máquina pública.

Um incêndio ambiental queimou 200 mil metros quadrados de vegetação, nesta terça-feira dia 1º, em Pontal do Paraná, no litoral do estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrou entre os balneários de Pontal do Sul e Atami. Foram usados cerca de 9 mil litros de água para combater as chamas. Mais de 20 bombeiros militares de Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá atuaram por quase quatro horas para conter as chamas. Foram utilizados, além dos caminhões de combate a incêndio, viaturas leves, ambulância e até uma aeronave.

Cinco pessoas morreram por afogamento no litoral do estado, entre os dias 21 e 31 de dezembro, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira pelo Corpo de Bombeiros. Além das mortes, houve quatro ocorrências de afogamentos moderados, em que as pessoas foram encaminhadas a hospitais da região, e 15 casos de afogamentos leves, quando o atendimento é feito na areia e a pessoa liberada em seguida. Em 10 dias de Operação Verão, os guarda-vidas que atuam em 89 postos fizeram mais de 12 mil advertências e 18 mil orientações a banhistas, números superiores aos registrados no mesmo período da temporada passada.