23.01 – GIRO DE NOTÍCIAS TARDE – COM TRILHA
23.01 – GIRO DE NOTÍCIAS TARDE – SEM TRILHA
As crises humanitárias pelo mundo provocaram uma explosão no número de pedidos de refúgio nos últimos anos. De acordo com dados do Ministério da Justiça, apenas em 2018, o Paraná recebeu 1.407 solicitações, quase o dobro do verificado em 2017, que foram 712 refúgios. O número do ano passado é recorde para a série histórica, iniciada em 1994. Antes disso, o recorde pertencia a 2014, quando foram feitas 899 solicitações ao estado. Com relação à nacionalidade dos solicitantes, haitianos foram responsáveis por 55% dos pedidos. Depois deles, aparecem cidadãos de Cuba, Venezuela, Síria, Líbano e Bangladesh.
O novo relatório da Operação Verão mostra os números dos primeiros 30 dias de operaões no litoral do Paraná. O balanço divulgado aponta que houve redução de 6% nos crimes de furto, queda de 41% nos de roubo e, também, redução de 7% no número de mortes violentas. Além desses serviços, o relatório também divulgou que a Sanepar retirou 321 toneladas de lixo das praias. A empresa produziu mais de 2,2 bilhões de metros cúbicos de água para atender a demanda da população.
Novo relatório da Secretaria de Saúde do Paraná mostra 158 casos de dengue em 49 municípios do estado durante o último período. Os municípios com maior número de casos confirmados são Uraí, no norte do Paraná, com 37, Foz do Iguaçu, na fronteira, com 23 e Paranavaí, no noroeste, com 17. Ajude a evitar os casos de dengue. Não deixe água parada em vasos de planta e vasilhas para animais. Além disso, é importante limpar lajes, lixeiras e piscinas regularmente.