A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve em Curitiba nesta segunda-feira para assinar dois protocolos de intenções que visam fortalecer ações em defesa da mulher e de crianças e adolescentes. Já no Legislativo Estadual, ela recebeu o título de Cidadã Benemérita do Paraná. Confira na reportagem de Deividi Lira.
Foto: AEN
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, se encontrou com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost nesta segunda-feira no Palácio Iguaçu. A ministra veio a Curitiba para assinar com o governo do estado dois protocolos de intenções que visam fortalecer ações em proteção da mulher e de crianças e adolescentes.
Um dos protocolos é relacionado ao encaminhamento de denúncias de violência contra a mulher pelo Disque 100 e Ligue 180. De acordo com a ministra, o objetivo é agilizar medidas protetivas.
Para o governador do Paraná, Ratinho Junior, a descentralização dos canais de denúncia vai melhorar a base de dados e de indicadores para o mapeamento das violações em todo o Estado.
Outro protocolo tem o objetivo de implementar ações integradas para capacitação e fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Com o convênio, os governos Federal e Estadual vão fortalecer o apoio aos programas Criança Protegida e a Força-Tarefa Infância Segura de Prevenção e Combate a Crimes Contra a Criança.
Segundo o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, a medida responde a uma preocupação recorrente em relação ao aumento nos casos de violência contra as crianças no Paraná. Somente no ano passado, 1.440 foram alvo de diversos crimes, segundo estatísticas do Disque-Denúncia 181.
O Paraná é o primeiro estado brasileiro a assinar esses dois protocolos com o governo federal.
Depois da assinatura, a ministra Damares Alves participou da sessão plenária da Assembleia Legislativa, na qual ela recebeu o título de Cidadã Benemérita do Paraná.
Repórter Deividi Lira