
Uma equipe de 30 bombeiros paranaenses, que foram ajudar no combate aos incêndios florestais, retornou ao estado. Eles ficaram 15 dias na região do Pará juntamente com bombeiros de todo o país.
Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros do Paraná
A equipe de 30 bombeiros do Paraná que integrou a Operação Verde Brasil, do Ministério da Defesa, retornou ao estado. Eles passaram 15 dias na região do Pará, para combater os incêndios florestais que atingem a Amazônia desde agosto deste ano. De acordo com o tenente-coronel Fernando Raimundo Schunig, comandante da equipe paranaense, eles trazem uma experiência nova para o estado.
O grupo saiu em 4 de setembro do Paraná e chegou no dia seguinte à região de Novo Progresso, no Sul do Pará. Eles atuaram na Serra do Caximbo. A força tarefa conseguiu controlar os focos de incêndio em uma área de seis quilômetros quadrados dentro da Reserva Biológica Nascentes. O governo também enviou um helicóptero do Batalhão de Polícia de Operações Aéreas, para ajudar no deslocamento das equipes e no combate ao fogo.
Segundo o comandante, o trabalho das equipes começava bem cedo e por vezes eles atuavam por mais de 12 horas seguidas. Enquanto as aeronaves usavam o bambi bucket, um balde adaptado aos helicópteros para recolher água dos rios próximos e jogar nos focos de incêndio, as equipes em terra usavam sopradores e motosserras para enterrar o fogo.
Os militares paranaenses integraram uma equipe de cerca de 230 pessoas entre bombeiros do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, profissionais do Ibama, do Exército, da Aeronáutica e brigadistas indígenas.
Repórter Alexandra Fernandes