Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Moro diz que Brasil se acostumou com a criminalidade e que é preciso combater isto

Por Jornalismo. Publicado em 04/10/2019 às 17:20.

O ministro Sergio Moro esteve em São José dos Pinhais nesta sexta-feira (4) para cumprir agendas do projeto-piloto “Em Frente, Brasil.” O ministro fez um balanço deste um mês de programa.

Foto: AEN

 

 

 

 

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fez um balanço do projeto-piloto “Em Frente, Brasil”, durante visita a São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O município esta entre os cinco que participam do programa de combate à criminalidade violenta. De acordo com Moro, o panorama é positivo, já que em um mês de operação, houve uma redução de 53% no número de homicídios nas cinco cidades.

Em setembro deste ano foram registrados 39 homicídios contra 83 no mesmo período do ano passado. Desde o dia 30 de agosto, forças de segurança federal, estaduais e municipais atuam em conjunto em Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR). No município cidade paranaense, a queda foi de 40% nos homicídios (de cinco ocorrências em setembro de 2018 para três no mesmo mês deste ano) e de 24,4% nos roubos (de 209 para 158) em São José dos Pinhais. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Segundo o ministro Moro este é o começo do programa que deve contar com outras fases voltadas a políticas públicas de combate a violência.

O balanço foi feito durante uma coletiva de imprensa sobre o  programa. Ainda o ministro ressaltou que o Brasil se acostumou com índices altos de violência e que esta situação precisa ser combatida.

O governador Ratinho Júnior (PSD) acompanhou o ministro nas visitas. Para ele o legado que o projeto “Em Frente, Brasil” deixa é a união das forças de segurança.

Para cumprir a força-tarefa, o governo federal enviou um efetivo de 100 homens da Força Nacional, que estão fazendo rondas e atuando ostensivamente no município paranaense. Em paralelo, um trabalho de inteligência está levantando quais a políticas públicas necessárias no local. A tropas ficam por mais 90 dias, podendo ser prorrogado o prazo. Ainda em São José dos Pinhais, o ministro Sérgio Moro cumpriu agenda em uma escola de educação especial e visitou a Base da Força Nacional de Segurança e o gabinete da Força Tarefa. Pela manhã em Curitiba, Moro esteve participou da reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) no Palácio Iguaçu. em Curitiba, que discutiu planos estratégicos para a gestão carcerária do Brasil.

Repórter Alexandra Fernandes