Deputado do Paraná é alvo de operação da Polícia Federal. Confira os detalhes com Deividi Lira.
Giro de Notícias COM TRILHA
Giro de Notícias SEM TRILHA
O deputado federal do Paraná, Sérgio Souza (MDB) foi alvo da Operação Grand Bazaar da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta segunda-feira. O objetivo da operação foi desarticular um esquema de fraudes a fundos de pensão.
Sérgio Souza foi relator da CPI dos fundos de pensão. A investigação apura se o parlamentar recebeu propina para não incluir o presidente de dois institutos na CPI da Câmara dos Deputados, que apurava desvio de recursos de fundos de pensões. Ao todo foram 18 mandados de busca e apreensão, em Brasília, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. A operação foi autorizada pelo ministro Celso de Melo, do Supremo Tribunal Federal. Foram alvos dos mandados autoridades públicas, beneficiários dos recursos, operadores financeiros, um advogado e empresários que teriam feito os pagamentos ilícitos ao parlamentar. A suspeita é que o deputado federal Sergio Souza tenha recebido mais de 3 milhões de reais em propina.
Começaram nesta segunda-feira as matrículas para o ano letivo de 2020 na rede estadual de ensino no Paraná.// O período de matrículas, válido tanto para alunos novos quando para alunos que já estão em instituições estaduais, vai até 1º de novembro.
Desta vez, além da opção de fazer o cadastro presencial, na escola onde o responsável deseja que aluno seja matriculado, os pais também podem fazer as matrículas pela internet.
Para os alunos que já estudam em alguma escola estadual, basta entrar na área do aluno, dentro do portal da Secretaria de Estado da Educação, e confirmar a vaga na instituição de ensino em que o estudante já está matriculado.
No caso dos estudantes que vão ingressar no sistema estadual de ensino, o pai ou responsável deve acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pelo sistema conforme a localização da escola e o endereço da família.
O resultado sobre as matrículas e escolha das escolas de preferência será divulgado em 1º de dezembro.
Segue até a próxima sexta-feira em todo o Paraná a vacinação contra o sarampo. O público-alvo prioritário desta etapa são crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A vacina é a única forma de prevenção à doença, que já infectou 157 pessoas no Estado desde o início do ano.