Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Banda B é campeã do Prêmio Fiep de Jornalismo

Por Comunicação. Publicado em 06/11/2019 às 13:02.

A Banda B conquistou o primeiro lugar na categoria rádio na 6° Edição do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo, com a série de cinco reportagens ‘Os Entraves da Indústria Paranaense’. A premiação aconteceu na noite desta quarta-feira na sede da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), no bairro Jardim Botânico, em Curitiba.
O presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro, destacou a valorização do Jornalismo por parte da indústria paranaense. “A indústria reconhece com o prêmio o valor da boa comunicação. Hoje estamos com tantas comunicações sem credibilidade, que é vital valorizar o profissional da comunicação”, descreveu à Banda B.

A reportagem campeã, feita pelos jornalistas Denise Mello e Antônio Nascimento, aborda os ‘Entraves da Indústria Paranaense’. Para o presidente da Fiep, uma temática muito pertinente. “Nós temos uma indústria diversificada e com projetos produtivos avançados. Nestes anos de crise, os custos foram enxugados. Acreditamos na retomada da economia, mas os custos precisam ser debatidos”, salientou.

Por fim, o presidente da Fiep falou sobre o carinho que tem pelo veiculo de comunicação Rádio. “Gosto muito do Rádio, por ser democrático e alcançar todas as esferas e em todos os momentos. É uma comunicação que nunca vai acabar”, opinou.

Para o diretor-executivo da Banda B e vice-presidente da AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), Michel Micheleto, o prêmio da FIEP fortalece a reciprocidade entre os veículos de comunicação do estado do Paraná e a industria.

“Isso acontece no dia a dia, com a produção de reportagens sobre os desafios e avanços deste setor extremamente importante para a economia. A industria precisa ser comunicada de maneira didática, não somente para os empresários e governantes, mas em especial para a população que se beneficia do setor. A informação chega pelo rádio, TV, internet, em multiplataformas. Nós, enquanto representantes das emissoras de radiodifusão, nos sentimos honrados com o reconhecimento dos profissionais e seus respectivos veículos”, ressaltou Micheleto.

PREMIADOS
Reportagem de Rádio
A categoria Reportagem de Rádio também teve votação apertada. Pelo segundo ano seguido a vencedora foi a equipe da rádio Banda B, pela série de cinco reportagens sobre “Os entraves da indústria paranaense”, de Denise Mello e Antonio Nascimento. Logo em seguida foram premiados os vice-campeões Lorena Pellanda e Felipe Harmata, da rádio Band News FM, por uma série com cinco matérias sobre a “Bússola da Sustentabilidade: iniciativas que fazem a diferença nas indústrias paranaenses”. E do sudoeste do estado, mais precisamente da Rádio Celinauta, de Pato Branco, foi premiado o terceiro colocado, Thiago Tessaro, pelo trabalho jornalístico “Indústrias abrem espaço para força do jovem”.

Reportagem de TV
Em Reportagem de TV, a escolha foi definida voto a voto. A série da RIC TV, de Thaís Travençoli, Emerson Guidolin, Fabiana Genestra, Samuel Rocha e Mariane Schleindwein, que destacou as vocações industriais do Paraná, levou o primeiro lugar. Da RPC Maringá, a série sobre a recuperação do setor da construção civil na região, uma produção de Otávio Fernando Lopes, Alex Magosso, Mariana Dourado, Gesli Franco de Godoy e Jhonny de Oliveira Rosa ficou com a segunda colocação. Já a reportagem que percorreu trecho entre Paranaguá e Foz do Iguaçu para mostrar a eletrovia do Paraná, com postos de abastecimento para carros elétricos, ficou na terceira posição. O trabalho é dos jornalistas Alessandra Bocchi, Emerson Guidolin, Fabiana Genestra e Samuel Rocha, também da RIC TV.

Internet
O melhor trabalho jornalístico de Internet ficou com o repórter da Gazeta do Povo, Célio Yano, pela reportagem “Estudo sugere ações para o Paraná se tornar polo nacional em biotecnologia”. A matéria mostra que a utilização de conhecimentos da biologia para a solução de problemas em diferentes segmentos do setor produtivo, principalmente na indústria, pode ser um diferencial competitivo para o estado, porém, ainda há muitos entraves que dificultam os avanços na área.

O segundo lugar também ficou com a Gazeta do Povo, pela reportagem “Farinha de trigo orgânica do Paraná é a preferida dos chefs e padeiros do Brasil”, assinada pela jornalista Flavia Schiochet. E a terceira colocada foi a matéria “Cogeração com bagaço de cana tem potencial no Paraná”, produzida pela equipe do portal Nova Cana, de autoria das jornalistas Rafaella Sigolo Coury, Gabrielle Rumor, Renata Bossle e Bianca Mendes.

Jornalismo Impresso
No Jornalismo Impresso a disputa foi acirrada. A vitória foi do jornalista João Guilherme Bernardo Frey, da Gazeta do Povo, com o trabalho “O custo da Corrupção”, sobre os prejuízos causados pela não-duplicação da PR-323, no noroeste do Paraná. O segundo lugar foi para Bruno Brugnolo, do jornal Metro Curitiba, que apresentou a série “Vizinhos da Fábrica”, contando histórias de trabalhos sociais que ajudam a mudar a realidade de comunidades no entorno de grandes indústrias do estado. E a terceira colocada foi “Saída para a Ásia”, sobre o corredor ferroviário entre Paranaguá e Antofagasta, no Chile, solução para os problemas logísticos que dificultam a competitividade dos produtos paranaenses, do jornalista Célio Martins, também da Gazeta do Povo.

Terceira vez
É a terceira vez que a Rádio Banda B é a grande campeã do prêmio. Na primeira edição, Denise Mello e Luiz Henrique de Oliveira ficaram em primeiro lugar. Nas quinta e sexta edição, Denise Mello e Antônio Nascimento foram os ganhadores. Ainda, na segunda edição do prêmio a Rádio Banda B foi terceiro lugar em reportagem de Denise Mello e Luiz Henrique de Oliveira.