Trabalhadores protestam contra fechamento de fábrica da Petrobrás em Araucária. As notícias com Amanda Yargas.
Giro de notícias COM TRILHA
Giro de notícias SEM TRILHA
Os trabalhadores da fábrica de fertilizantes da Petrobrás que vai ser fechada em Araucária estão reunidos em protesto nesta manhã. A companhia anunciou nesta semana a hibernação da unidade e a demissão dos funcionários, cerca de mil pessoas, depois de tentar vender a planta por 2 anos. Segundo a empresa a fábrica tem dado prejuízo e a ideia é investir em ramos mais rentáveis, mas o sindicato que atende a categoria discute a estratégia financeira da empresa, sendo que a própria refinaria da Petrobrás é que vende a matéria prima para os fertilizantes. Além disso, um acordo coletivo proíbe a demissão em massa.
No ano passado, foram registrados 17074 incidentes no Paraná envolvendo animais peçonhentos ou venenosos. 14 pessoas morreram. E de acordo com a secretaria de estado da saúde a quantidade de casos aumenta no verão então fica o alerta para tirar entulho do entorno das residências e tapar frestas e buracos por onde insetos e animais possam entrar.
A partir da primeira semana de fevereiro, as carteiras de trabalho deixam de ser impressas vão ser substituídas pela carteira online e por aplicativo. Segundo o governo, a ideia é modernizar o acesso às informações da vida do trabalhador. A medida foi estabelecida pelo Ministério da Economia que assumiu as funções do antigo Ministério do Trabalho.