Pequenos negócios puxaram as taxas de emprego no Paraná em 2019, com 91% das novas vagas abertas. As pequenas empresas alcançaram um resultado 18% superior ao registrado em 2018. Confira da reportagem de Amanda Yargas.
Foram 5 novas contratações para a cafeteria que João Paulo Ruaro gerencia em Francisco Beltrão. A empresa familiar se expandiu e abriu uma filial no centro da cidade. Com isso precisou de novos funcionários para o atendimento e reforço nas áreas administrativas e de produção. Pessoas que chegam não apenas para ocupar os postos de trabalho, mas para fortalecer a equipe, como conta o gerente.
O novo passo foi dado pelo cenário do mercado e para fortalecer a empresa, disse João Ruaro.
Em 2019, as micro e pequenas empresas paranaenses geraram 46.747 empregos. O número representa 91% do total de novas vagas criadas em todo o estado no ano passado, de acordo com análise do Sebrae com dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. A tendência se repete em todo Brasil, com as médias e grandes empresas registrando queda no número de vagas ofertadas, num total de 88 mil. Wagner Xavier, consultor do Sebrae, explica esse cenário.
Segundo o consultor, 2015 e 2016 foram anos que fecharam com todos os indicadores no vermelho, mas desde então a economia teve um aquecimento e Wagner Xavier disse que esse é um ótimo momento para abrir ou expandir um negócio. Ele também indica que a diversificação é a chave para as empresas que querem se consolidar no mercado.
Repórter Amanda Yargas