Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Isolamento pode ajudar a combater epidemia de dengue no estado

Por Jornalismo. Publicado em 19/03/2020 às 19:45.

A dengue matou 12 pessoas no Paraná só na última semana. Com as orientações de isolamento por conta do coronavírus, o momento é propício para checar a casa para possíveis criadouros do mosquito. A repórter Amanda Yargas traz as informações sobre como combater as duas doenças.

 

 

 

 

 

Com toda a atenção voltada ao coronavírus no Paraná, no Brasil e no mundo, a situação da dengue no estado tem ficado fora dos assuntos mais comentados tanto na mídia quanto nas coversas entre familiares e amigos. No entanto só na última semana foram registrados mais 12mil 872 casos no estado e 12 mortes por conta da dengue. 147 municípios do estado estão em situação de epidemia e 41 em alerta segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A diretora de atenção e vigilância em saúde da secretaria, Maria Goretti Lopes, lembra que evitar a propagação das duas doenças, o covid-19 e a dengue, depende de as pessoas seguirem medidas de prevenção.

 

 

A principais medidas contra propagação do coronavírus são manter as mãos limpas, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, não compartilhar objetos pessoais, manter ambientes ventilados e principalmente, evitar aglomerações. O governo do estado lançou um decreto nessa quinta-feira para que shoppings e academias sejam fechados. As pessoas estão sendo incentivadas a trabalharem de casa e não saírem a não ser em caso de extrema necessidade. Já em relação a dengue, a secretaria de estado da saúde informa que 90% dos focos da doença estão nas residências. A propagação da doença se dá por meio do mosquito aedes aegypti, o mesmo que transmite a zika e o chikungunya. Para evitar a dengue, é necessário eliminar os criadouros do mosquito, que se desenvolvem em reservatórios de água parada, limpa ou suja. Mesmo pequenas quantidades de água podem abrigar as larvas do mosquito, como pratos de vasos de plantas, garrafas, pneus e entulhos ou potes de água para animais.

Por isso, a diretora de atenção e vigilância em saúde acredita que este é um ótimo momento para ficar em casa e checar o ambiente, ajudando a previnir as duas doenças.

 

 

Repórter Amanda Yargas