Paraná está oficialmente em estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus. Informações com Grasiani Jacomini
Giro de Notícias SEM TRILHA
Giro de Notícias COM TRILHA
O Paraná está oficialmente em estado de calamidade pública por causa da pandemia do novo coronavírus, de acordo com o governo estadual. O projeto de decreto legislativa, que tinha sido aprovado em primeiro turno na segunda (23), foi aprovado nesta terça (24) em segundo turno e redação final. A sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) ocorreu de forma virtual.
Com o decreto oficializado, o Governo do Paraná fica dispensado de atingir as metas fiscais previstas para 2020 e da limitação de empenho.// A validade do decreto vai até 31 de dezembro deste ano.
Começou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Em algumas cidades a primeira remessa da vacina já acabou. A Secretaria da Saúde do Paraná finaliza nesta semana a distribuição de mais uma remessa da vacina para todos os municípios do Estado. O envio deste segundo lote, de 284 mil doses, começou no início da semana, assim que chegaram do Ministério da Saúde. Nos próximos dias, a secretaria estadual deve receber o terceiro lote, com mais 213 mil doses e, da mesma forma, vai distribuir aos municípios seguindo o critério de quantitativo proporcional à população. A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, segue até o dia 22 de maio.
Nesta terça-feira uma jovem de 21 anos, moradora de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, com suspeita de estar com coronavírus, fugiu do Centro Médico Hospitalar da cidade. Ela estava internada desde o fim da tarde de segunda-feira em observação e apresentava sintomas da Covid-19.
Quando os médicos informaram de que ela seria encaminhada para o Hospital de Clínicas de Curitiba, a mãe da jovem invadiu a ala de isolamento e saiu com a filha às pressas. Imediatamente foi acionada a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que passaram a fazer buscas pela cidade.
A jovem foi encontrada em casa, junto com a família e foi encaminhada pelo SAMU para o Hospital de Clínicas de Curitiba, e a mãe foi levada para o Centro Médico Hospitalar de Campo Largo para observação, mesmo não apresentando sintomas. A mãe da jovem vai responder criminalmente pelo ato.
A jovem segue em observação no Hospital de Clínicas de Curitiba, até que saia o resultado do exame para confirmação se ela está ou não com coronavírus.