Os primeiros pagamentos do corona-voucher começam a ser feitos hoje para quem tem conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica. Saiba se você tem direito e como receber o benefício na reportagem de Amanda Yargas.
O governo federal vai dar um auxílio emergencial para quem está em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. Apelidado de corona-voucher, o valor é de 600 reais por pessoa e a família pode receber até dois benefícios. A previsão é que o valor do repasse chegue a R$ 98bilhões e 200 milhões de reais. O advogado Marco Villatore, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, explica quem tem direito e quais os critérios para obtenção do benefício.
Para quem faz parte do Bolsa Família, o auxílio emergencial vai ser pago de acordo com o calendário do programa, a partir do dia 16 deste mês. Trabalhadores informais que já tem Cadastro Único e não recebem o Bolsa Família, também vão ser incluídos de forma automática entre os beneficiários do auxílio emergencial. Segundo o Ministério da Cidadania, os pagamentos começam a ser feitos para quem tem conta no Banco do Brasil e na Caixa ainda nesta terça-feira.
Quem não faz parte do Cadastro Único vai precisar se cadastrar para receber o auxílio por meio de um aplicativo, também previsto para ser disponibilizado a partir desta terça-feira para os sistemas Android e IOS. O governo estima que há entre 15 e 20 milhões de trabalhadores nesta condição. Os cadastrados por este sistema vão passar por verificação e devem começar a receber o benefício até 48 horas após a aprovação. O advogado Marco Villatore alerta para mensagens falsas enviadas pelas redes sociais, com o intuito de roubar dados pessoais.
Repórter Amanda Yargas