Prefeitura de Curitiba pede ajuda do Exército para evitar aglomerações. As informações com a repórter Amanda Yargas.
Giro de Notícias COM TRILHA
Giro de Notícias SEM TRILHA
A partir da próxima quinta-feira o Exército vai ajudar a evitar aglomerações nas filas da Caixa Econômica Federal e em terminais de ônibus em Curitiba. A função dos militares em relação ao transporte coletivo será evitar que as linhas trafeguem com lotação superior a 50% da capacidade.
A força-tarefa vai contar com 80 soldados e será realizada em parceria com a Guarda Municipal, a Defesa Social e a fiscalização da Urbs, empresa que gere o transporte coletivo na capital. Eles também vão orientar os usuários do sistema de transporte sobre a obrigatoriedade do uso da máscara e o distanciamento de 1 metro e meio entre os passageiros. A operação está prevista para durar 10 dias, mas pode ser prorrogada, se necessário.
Já são mais de 30 mil alunos que vão migrar da rede particular para a rede pública de ensino. O volume corresponde a 6% dos estudantes em escolas privadas do estado. Com a pandemia, muitos pais não vão conseguir pagar as mensalidades e pediram a transferência.
Por causa da migração em massa, a promotora Luciana Linero, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação do Ministério Público do Paraná (MPPR), se reuniu com representantes das escolas particulares e das secretarias de educação do estado e da capital para garantir que nenhum aluno ficasse sem vaga. A preocupação é que a quantidade de transferências aumente já que as aulas estão previstas para retornar apenas no segundo semestre.
Começam na próxima segunda-feira as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem). Para se inscrever, os participantes devem acessar a página enem.inep.gov.br até o dia 22 de maio. Este ano, com a edição digital, será obrigatório enviar uma foto atual, que será usada para identificação no momento da prova.
A taxa de inscrição é de 85 reais e pode ser paga até o dia 28 de maio. A isenção da taxa vai ser dada a quem estiver dentro das regras estabelecidas no edital, mesmo sem o pedido formal, e vale tanto para quem optar pela prova digital, quanto para a prova impressa. A estrutura da prova, em doiis dias permanece a mesma. A modalidade de prova impressa está marcada para os dias 1º e 8 de novembro e a digital para os dias 22 e 29 do mesmo mês.