O pico da crise do coronavírus ainda não chegou ao Paraná, segundo o secretário da Saúde, Beto Preto. Mas ele alerta que, nas últimas semanas, o número de casos começou a subir e os próximos passos são importantes para conter a pandemia por aqui. A repórter Amanda Yargas traz mais detalhes.
Foto: Aerp
O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, em uma entrevista exclusiva concedida nesta quarta-feira a Deividi Lira, da Rede Aerp de Notícias, explicou que, nas últimas semanas, o número de infectados diariamente pelo novo coronavírus no Paraná mais que triplicou. Segundo o secretário, o estado ainda não chegou ao pico de transmissões por conta do isolamento, mas como os cidadãos têm afrouxado os cuidados necessários para barrar o contágio, Beto Preto não descarta a possibilidade de novas medidas protetivas por parte do governo.
ÁUDIO
O secretário disse que a cloroquina e a hidroxicloroquina, que na semana passada entraram no protocolo do Ministério da Saúde para tratamento da Covid-19 inclusive em casos leves, vão estar disponíveis no Paraná, mas desestimulou o uso das substâncias.
ÁUDIO
Segundo o secretário da Saúde, a única forma comprovadamente eficaz de conter o novocoronavírus é o isolamento.
ÁUDIO
Já para quem não tem como ficar em casa, o secretário lembrou que a máscara é de uso obrigatório e que os trabalhadores não devem se descuidar das medidas de proteção.
ÁUDIO
Beto Preto considerou ainda que o avanço, tanto do coronavírus, quanto de outros vírus respiratórios, está sendo barrado pelo tempo seco e que a chuva pode aumentar o número de casos.
ÁUDIO
Repórter Amanda Yargas