As mudanças causadas pela pandemia alteraram as decisões dos apaixonados sobre o presente do Dia 12 de junho. A maioria dos paranaenses vai gastar menos este ano ou decidiu cancelar o presente do Dia dos Namorados.
Uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) realizada entre os dias 13 e 29 de maio apontou que pouco mais da metade dos paranaenses vai dar presente de Dia dos Namorados este ano. É o índice mais baixo desde que o primeiro levantamento, realizado anualmente desde 2016. 39,6% dos paranaenses já decidiram que não vão comprar presentes para a pessoa amada e 9,5% ainda não sabem. Rodrigo Rosalen, diretor do Sistema Fecomércio, analisa os resultados da pesquisa.
Entre os que não pretendem comprar algo para o dia 12 de junho, 36,7% contaram que houve um acordo para não ter troca de presentes neste ano. 32,4% não possuem um relacionamento estável e 28,7% disseram não ter condições financeiras. 7 em cada 10 entrevistados disse que a crise causada pela Covid-19 impactou na decisão da compra do presente este ano. Ela foi o motivo de decidir não comprar presente para 32,7% e para quase metade dos entrevistados foi determinante para reduzir o valor do presente. O tíquete médio neste ano será de R$ 133,51. No ano passado, o valor médio era R$ 143,75. 42,2% dos respondentes estão dispostos a gastar até R$ 100,00. O diretor da Fecomércio considera que a crise causou uma mudança total no comportamento de compra dos consumidores.
O Dia dos Namorados é a 4ª data mais importante do ano em vendas, ficando atrás apenas do Natal, dia das Mães e dos Pais. Mas, segundo o diretor da Fecomércio, a comemoração dos apaixonados movimenta setores diferentes do comércio e de serviços.
Repórter Amanda Yargas