Como vão ser as relações sociais depois de passada a pandemia? Este sentimento de estarmos todos no mesmo barco vai permanecer? Será que aprendemos alguma coisa com tudo isso? Estes questionamentos nortearam um estudo realizado em Curitiba mas que pode inspirar soluções em qualquer cidade. Acompanhe a reportagem de Amanda Yargas.
Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Sivis traçou possíveis cenários para o pós-pandemia na cidade de Curitiba. De acordo com a análise, a cidade poderia passar pela crise sanitária e econômica de três diferentes maneiras. No primeiro cenário, mais positivo, os problemas gerados pelo novo coronavírus favorecem que as pessoas passem a criar soluções conjuntas, o que se transforma em engajamento social no longo prazo. O segundo cenário é intermediário e trata de ações solidárias pontuais durante o período da pandemia, mas que são deixadas de lado depois de superado o problema e a cidade volta ao ritmo anterior, sem muita coesão social. Por último, o cenário mais pessimista, se concretiza com uma postura individualista de cidadãos e empresas, como explica a cientista política Camila Mont’Alverne.
ÁUDIO
Segundo a pesquisadora, o estudo foi feito em parceria com o Programa Cidade da Gente, que une lideranças em prol de construir uma cidade mais solidária e a ideia era fazer uma reflexão sobre os problemas e soluções para este momento.
ÁUDIO
A pesquisa teve três fases, a primeira, de entrevista com líderes de comunidades mais vulneráveis, a segunda uma pesquisa de opinião online que envolveu toda a cidade e a última um bate-papo com grupos focais. Camila Mont’Alverne salienta que os cenários foram criados com base em particularidades de Curitiba, mas que alguns indicativos podem ser explorados por outras cidades como solução para o enfrentamento da pandemia.
ÁUDIO
Os cidadãos interessados em colaborar neste processo, podem acessar o site do programa e consultar boas práticas, bem como conhecer a descrição completa de cada um dos cenários. O portal cidadedagente.org.br e acessar a aba cenários. O Intituto Sivis, realizador da pesquisa é uma ONG que trabalha para promover um país mais honesto, solidário e a cultura democrática.
Repórter Amanda Yargas