Empresários de pequenos negócios que quiserem continuar no mercado precisam se inserir no mundo digital. Isso não é novidade, mas a pandemia acelerou o prazo de validade de empresas que não se adaptarem ao mercado cada vez mais virtual.
As novas relações de compras e de prestação de serviços impostas pelas medidas de proteção contra o coronavírus provocaram uma mudança radical em vários setores. Com isso, principalmente os pequenos negócios tiveram que adequar suas estruturas e estratégias para a nova realidade, como conta Lucas Hahn, coordenador estadual de comércio e mercado do Sebrae/PR.
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Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 66% das empresas paranaenses mudaram a maneira de funcionar e 46% dos negócios estão utilizando ferramentas digitais para manter atividade. O coordenador do Sebrae defende que a sobrevivência das micro e pequenas empresas nos próximos anos depende da presença digital.
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Mas apenas atuar virtualmente não garante que o negócio vai permanecer de pé. É preciso também ter foco na gestão e no contato com o cliente.
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E o coordenador lembra que, durante a pandemia, o Sebrae está oferecendo serviços gratuitos para ajudar os pequenos negócios a gerenciar a crise e continuar funcionando.
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Repórter Amanda Yargas