Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Medidas contra covid-19 precisam ser mantidas até que haja vacina, dizem pesquisadores

Por Jornalismo. Publicado em 17/07/2020 às 16:56.

O Paraná tem o 4ª pior índice de isolamento social do país de acordo com o levantamento da empresa Inloco. E pesquisadores da PUCPR temem que o afrouxamento das medidas restritivas contra a Covid-19 provoque o aumento do número de casos no estado.

 

 

 

Apenas 37,67% dos paranaenses estão ficando em casa durante a pandemia. O professor da Escola de Medicina da PUCPR José Rocha Faria Neto, ligado ao Centro de Epidemiologia e Pesquisa Clínica da Universidade (Epicenter) que monitora a Covid-19 no estado,  alerta para a possibilidade de aumento de casos da doença nos próximos dias, com as mudanças nas restrições definidas pelos gestores públicos e a consequente diminuição do isolamento.

ÁUDIO

Para o pesquisador, ainda é cedo para avaliar o real impacto das medidas de restrição mais rígidas impostas pelo Governo Estadual e este é um momento de atenção para ver como será a disseminação do vírus nos próximos dias.

ÁUDIO

Durante a primeira quinzena de julho foram registrados em média 1600 novos casos de Covid-19 por dia no Paraná. Mesmo com a quantidade elevada, o professor considera que é possível que estejamos chegando ao pico de casos no estado.

ÁUDIO

O médico enfatiza que a população também precisa fazer a sua parte para garantir que a doença seja controlada.

ÁUDIO

 

 

Repórter Amanda Yargas