Os golpes aplicados por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp causam problemas tanto para quem teve o celular invadido quanto para quem está nos contatos. A dica é não clicar em links e desconfiar sempre, principalmente agora que será possível fazer pagamentos pela plataforma.
Os golpes feitos por meio do mensageiro Whatsapp estão ficando cada vez mais complexos. A base da maioria deles é fazer a pessoa acreditar que está conversando com uma empresa real. Foi o que aconteceu com a jornalista Yrit Sitnik, que havia feito uma reclamação no perfil do Instagram de uma loja de móveis. Um perfil fake, com logo e fotos da loja real mandou mensagem através da rede social e pediu o telefone dela para continuar o atendimento. Por telefone, a pessoa que aplicou o golpe disse que passaria um email para ela.
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A ideia é conseguir dados pessoais e fazer o que é popularmente conhecido como clonagem do perfil daquele usuário no aplicativo. Quem aplica o golpe, se passa pela vítima e manda mensagem para vários contatos pedindo dinheiro. A explicação gira em torno de não ter recebido uma quantia ou não poder acessar um valor que já tem no banco e que precisa para pagar um boleto daquele dia e que no dia seguinte, vai devolver o dinheiro. Aqui acontecem duas coisas, alguns amigos ou contatos percebem que o perfil está sendo usado por outra pessoa e avisam a vítima. Mas outras pessoas que tem relacionamento mais próximo, acreditam se tratar de um amigo ou parente em necessidade, e acabam depositando os valores pedidos.
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A dica de Guilherme Guimarães advogado especialista em direito digital e segurança da informação, para evitar cair em golpes é sempre desconfiar.
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Ele conta que em breve o Whatsapp vai possibilitar a transferência de valores pelo próprio aplicativo e com isso será necessário aumentar ainda mais a cautela.
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Repórter Amanda Yargas